As organizações e negócios socioambientais interessados deverão realizar a inscrição até o dia 29 de setembro
Estão abertas as inscrições para primeira chamada do Mapeamento Juntos pela Amazônia, uma iniciativa liderada pela Ong Visão Mundial, com intuito de mobilizar atores locais e firmar parceiras duradouras e sustentáveis para combater a violência, a violação de direitos das crianças e adolescentes e ainda a degradação ambiental nos territórios liderados pelas organizações atuantes na região.
“A Visão Mundial tem a essência de ser uma organização que mobiliza pessoas para causa da proteção à infância, e faz isso em parceria com organizações, coletivos, igrejas, líderes comunitários e voluntários.” disse Kess Jones, gerente de mobilização social.
“Sabemos que a Amazônia tem apresentado dados alarmantes de degradação e desmatamento que estão agravando os efeitos mais drásticos das mudanças climáticas. A contaminação e exploração irresponsável dos recursos naturais estão afetando as populações indígenas e ribeirinhas, aumentando os riscos de enfermidades nas crianças que, neste contexto, são ainda mais vulneráveis. O direito à vida destas crianças está em risco e, por isso, esta chamada é urgente”, complementa Kess.
No Mapeamento Juntos pela Amazônia, as organizações da sociedade civil e negócios de impacto com atuação no eixo socioambiental e que desenvolvam ações que beneficiem crianças e adolescentes poderão escolher setores temáticos do seu interesse e de acordo com a necessidade organizacional. Isso servirá para apoiar a Visão Mundial no planejamento das ações e na mobilização de recursos para a região.
O mapeamento será muito útil para as ações de fortalecimento dos atores na região, segundo Kess: “Esta escuta é muito importante para entender o que está sendo feito, as necessidades atuais identificadas pelos próprios líderes amazônicos e compreender como podemos apoiar enquanto uma organização plataforma que está focada em mobilizar pessoas, ideias e recursos por um futuro de vida plena para todos os meninos e meninas no Brasil.”
A Visão Mundial tem atuado no fortalecimento institucional de mais de 4.000 organizações espalhadas em todo território nacional fornecendo capacitações técnicas em áreas como captação de recursos, mobilização de pessoas, registro em conselhos de direitos, regularização estatutária, além de trilhas temáticas nos eixos de Educação e Proteção Infantil.
Em junho, a Visão Mundial lançou a Iniciativa da Bacia Amazônica, que visa promover a resiliência às mudanças climáticas e meios de subsistência sustentáveis para famílias indígenas e tradicionais e populações urbanas na região amazônica no Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru e Venezuela.
A iniciativa se concentra na proteção das crianças por meio de seu empoderamento e participação; além de escalar sistemas de produção bioeconômicos e climáticos inteligentes para aumentar a segurança alimentar das populações mais vulneráveis e prevenir e mitigar riscos de desastres. A iniciativa busca ainda restaurar, proteger e conservar os ecossistemas de populações tradicionais por meio da gestão integrada dos recursos hídricos e residuais e do esverdeamento de áreas desmatadas por meio da metodologia de Restauração de Recursos Naturais (FMNR) e Comunidades Verdes.
As organizações e negócios socioambientais interessados deverão realizar a inscrição por meio do link http://bit.ly/JuntosPelaAmazonia até o dia 29 de setembro.