A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participou, nesta terça-feira, 9/8, de um encontro com a vice-reitora da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), a professora Karla Pedrosa, para discutir a formação de parcerias para ações acadêmicas e de qualificação profissional voltadas a estudantes e trabalhadores da área da saúde.
“Na atual gestão, temos dedicado cada vez mais esforços a fazer da Visa Manaus não apenas um órgão de fiscalização e eventual punição para infrações sanitárias, mas também e, principalmente, um espaço para a geração de saúde, por meio da informação e da prevenção. Queremos levar esse propósito a todos os setores da população, dos pequenos comerciantes às universidades e, para tanto, buscamos esse primeiro contato com a UniNilton Lins”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
O evento foi o primeiro de uma série de reuniões com representantes de universidades em Manaus e marca uma ampliação importante das ações de cunho educativo realizadas pela Vigilância Sanitária.
A vice-reitora Karla Pedrosa, por sua vez, se disse muito interessada na parceria, e também reconheceu a importância da inclusão da vigilância sanitária nos conteúdos voltados à saúde. “Estamos de portas abertas à Vigilância Municipal, para ampliarmos nossa atuação acadêmica e desenvolvermos um trabalho de referência na formação de profissionais comprometidos com as boas práticas sanitárias”, afirmou.
Entre as ações debatidas com a pró-reitora, destacam-se a realização de palestras e workshops para os estudantes, abordando temas como a importância das boas práticas sanitárias, a regulamentação exigida para as diferentes categorias de atuação na saúde e o trabalho de fiscalização sanitária.
Também foi proposta a criação de disciplinas voltadas a aspectos de vigilância sanitária nas matrizes curriculares da universidade, bem como a colaboração de técnicos especialistas da Visa Manaus em aulas e cursos especiais com essa temática. Para os servidores da Prefeitura de Manaus, também foi discutida a criação de incentivos e parcerias para qualificação dentro da universidade.
A chefe do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária da Visa Manaus, Ana Felisa Guerrero, destacou que a difusão de ações de vigilância sanitária dentro da formação acadêmica e da prática profissional dos trabalhadores da saúde fortalece a conscientização sobre o direito sanitário e melhora o serviço oferecido à população.
“Sabemos que a vigilância sanitária é um componente fundamental em qualquer exercício profissional, e tanto mais se o trabalho for na área da saúde. Termos estudantes e novos profissionais cientes das boas práticas sanitárias é a garantia de um serviço com qualidade, responsabilidade e ética, que leva cuidado integral aos cidadãos”, reforçou Ana Felisa.
Na próxima semana, um novo encontro está marcado entre os representantes da Visa Manaus e a vice-reitora, para dar continuidade ao projeto de parceria entre as duas instituições.
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa