Vídeo de uma cliente gritando e jogando bebidas nos atendentes e uma lanchonete do McDonald’s na Austrália estão causando polêmica nas redes sociais. A cena lamentável foi registrada em uma loja da rua Hindley, na cidade de Adelaide, na Austrália do Sul, e mostra a mulher alterada, discutindo com os funcionários e, num segundo momento, invadindo a área restrita do balcão. Dá para ver que um dos funcionários, possivelmente, o gerente, a retira do local proibido para clientes.
Segundo a Associação dos Empregados de Lojas, Distribuidoras e Afins (Shop, Distributive and Allied Employees Association ou SDA) da Austrália, em conversa com a emissora australiana ABC News, as imagens são “vis”, mas não surpreendem.
Na gravação, a agressora acusa de agressão um membro da equipe do McDonald’s, antes de jogar as bebidas neles. Esse incidente ocorre semanas após normas com penalidades mais severas para pessoas que agridem trabalhadores do varejo entrarem em vigor na Austrália do Sul.
De acordo com a emissora australiana, quem for flagrado agredindo funcionários de lojas poderá receber as mesmas punições de quem agride um policial ou paramédico.
É importante dizer que as mudanças ainda não foram aprovadas pelo parlamento estadual, não são leis, mas foram implementadas pelo governo do estado como regulamentação.
Assista:
O secretário da associação SDA, Josh Peak, comenta à ABC News que não ficou surpreso com o incidente. “Infelizmente, esse tipo de ataque não é surpreendente – francamente, estou cansado de ver isso especialmente nesse restaurante. Caso tenha ocorrido durante um período de pico de clientes, temos que nos perguntar se a segurança estava lá e sendo fornecida pelo empregador, porque sabemos que nem sempre é o caso nesse local”.
O sindicalista afirma que os trabalhadores não deveriam ter que responder sozinhos a esse tipo de agressão e a SDA está pedindo ao McDonald’s que faça, urgentemente, uma revisão de seu protocolo de segurança.
Em comunicado citado pela emissora, um porta-voz da rede americana de fast food diz que os funcionários merecem respeito.
“A saúde e a segurança de nosso pessoal e clientes são nossa principal prioridade. O comportamento antissocial não é tolerado em nossos restaurantes e esperamos que nosso pessoal seja tratado com respeito em todos os momentos. Sempre faremos o melhor para nossos clientes, mas não aceitaremos abuso, intimidação, ameaças ou violência contra nossos funcionários”, afirma o porta-voz do McDonald’s.
Segundo a ABC News, a polícia da Austrália do Sul foi informada sobre o vídeo, mas diz que “nenhuma acusação foi registrada em relação ao incidente”.
*Trendsbr