Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM

VIDA DE ADORAÇÃO – CAIM – 9/11/2014

“Nenhuma coisa em que haja defeito oferecereis, porque não seria aceita a vosso favor. O cego, ou quebrado, ou aleijado, ou verrugoso, ou sarnoso, ou cheio de impigens, este não oferecereis ao Senhor e deles não poreis oferta queimada ao Senhor sobre o altar”. Levítico 22. 20 e 22.

Gênesis 4:1-7

1 – E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

2 – E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 – E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4 – E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

5 – Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

6 – E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?

7 – Se bem procederes, não é certo que serás aceito? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

INTRODUÇÃO – Como já dissemos, no sermão anterior, este é um tema polêmico, difícil e muito delicado. Por isso, não pretendemos fazer nenhuma tese teológica. Simplesmente queremos facilitar e estimular a igreja para que tenha uma vida de adoração e que esta adoração seja aceita pelo Senhor.

Temos vários materiais sobre o tema, mas são, na maioria das vezes, doutores que, mesmo muito bem baseados na Bíblia, expressam suas próprias opiniões e visões. A nossa proposta é que cada um venha buscar em Deus, através do Seu Santo Espírito, a maneira mais adequada de adoração e a que mais agrade também o coração do Pai, que é, ou deveria ser o nosso principal objetivo.

Quando falo na maneira própria e individual, não estou, de forma alguma, excluindo ou tornando sem importância a adoração congregacional e coletiva. Mas, no meu entender, precisamos ter uma vida de adoração e não somente adorarmos nos poucos momentos de cultos das nossas congregações.

E, como também já falei, é muito mais fácil falar sobre as coisas que impedem e atrapalham a nossa adoração, do que é ou seja uma verdadeira adoração propriamente dita.

Por isso, queremos usar alguns itens do Dr. Shedd para estudarmos aqui.

PRIMEIRA PARTE: Obstáculos à adoração. Existem alguns obstáculos à adoração que são facilmente detectáveis e, uma vez detectado, precisamos corrigi-los ou eliminá-los da nossa vida, que são:

– Incoerências da vida – A primeira incoerência maligna e perniciosa e a diferença entre o que se prega e o que se vive. É claro que é muito difícil esta prática. Um grande homem de Deus declarou: “Não vivo totalmente o que prego. Não por incoerência minha. Mas pela nobreza, pureza e santidade daquilo que prego, me é quase que impossível viver.”

Mas infelizmente esta não é uma realidade da maioria dos nossos homens e mulheres de Deus. Pessoas de péssimo caráter, de um difícil convívio, orgulhosos, maldosos, caluniadores, mentirosos, mal pagadores. Um testemunho horroroso. Mas dentro das quatro paredes do templo, são de uma adoração invejável.

– Exterioridades – Esta é a famosa pose de adorador. Pessoas que querem a todo custo serem vistas e reconhecidas como adoradoras. Aí vale o gestual, a coreografia, a teatralidade, normalmente acompanhadas de caras, bocas, caretas, uivos, gemidos, muitas lágrimas e catarro.

– Religiosidade e tradicionalismo – Esta é antiga. A mulher samaritana já tinha esta dúvida. Alguns acham que precisa-se ter reverência. Até aí, tudo bem. Mas infelizmente, estas pessoas só têm reverência. Não tem vida com Deus, não buscam ter intimidade com Deus, não querem conhecer e nem prosseguir em conhecer a Deus.

São atreladas em momentos de adoração, com músicas próprias para a adoração e vivem quase um mantra para a adoração.

– Ritualismo e rotina – Graças a Deus os sacrifícios com animais foram abolidos. Porque eles corriam o risco de serem automatizados. Pecou, oferece um sacrifício, mesmo que não haja arrependimento. Recebeu uma bênção, dê uma oferta, mesmo que não haja gratidão.

O ritualismo torna os nossos gestos em uma coisa automatizada, sem emoção, sem gratidão, sem a menor sensibilidade.

– Mundanismo e modismos – Uma coisa chama a outra. Não que eu seja uma pessoa careta, retrógrada e ultrapassada. Mas a adoração, como Jesus nos ensina que tem que ser, em Espírito e em verdade, bem que podia ser mais pura, filtrada, menos contaminada.

Já imaginou você chegando em um culto e o ministrador está lá gritando: Quem é um verdadeiro adorador levante as mãos, tire os pés do chão e faça muito barulhoooooo? Você há de concordar comigo que está mais prá show de Ivete Sangalo.

SEGUNDA PARTE – Nenhuma coisa em que haja defeito oferecereis, porque não seria aceita a vosso favor. – Levítico 22:20.

Um dia desses ouvi um pregador dizendo que não somos perfeitos e não seríamos nunca. Quanta falta de conhecimento bíblico! Olha o que Jesus fala em Mateus 5:48: “Sede vós, pois, PERFEITOS, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

E até acrescento: Se eu nasci de novo, se sou nova criatura, se ainda tenho os mesmos defeitos do velho homem, tem alguma coisa de muito errado comigo. Está-me faltando ouvir mais a voz do Espírito e com isso, tirando as coisas que não agradam a Senhor e acrescentando coisas que O agradam, vou caminhando rumo a perfeição.

Então, se a adoração é a oferta da minha vida ao Senhor, como sugere o Apóstolo Paulo, em Romanos 12, que é apresentar os nossos corpos como sacrifício puro e agradável a Deus, precisamos corrigir ou retirar os defeitos.

TERCEIRA PARTE – Por que o Senhor Deus não aceitou a oferta de Caim?

Vejamos: Ele foi o primeiro a tomar iniciativa da oferta. Não havia um mandamento quanto às ofertas, o que deveria ser ofertado, qual a quantidade da oferta, o prazo legal para se ofertar. Ele simplesmente dispôs em seu coração em ofertar.

Quanto à pergunta sobre o porquê da não aceitação da oferta de Caim por parte de Deus, a resposta quem dá é o próprio Deus no versículo 7: “Se procederes bem, a sua oferta será aceita. Mas se não procederes bem, não será aceita”.

O Apóstolo Pedro confirma esta exigência de Deus: 1 Pedro 1:15: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;

CONCLUSÃO: Deus continua procurando adoradores que o adorem em Espírito e em verdade.

Precisamos buscar uma vida de santidade e perfeição para que não precisemos apelar para os gestuais, as teatralidades, as exterioridades, e mesmo no nosso silêncio, no nosso sossego, no nosso descanso, no nosso laser, Deus seja adorado.

EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM.