Foto: divulgação

A três dias do encerramento da janela partidária, os vereadores Thaysa Lippy e Capitão Carpê, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), surpreenderam ao anunciar suas mudanças de partido. Lippy abandonou o Progressistas para se filiar ao Partido Renovação Democrática (PRD), enquanto Carpê deixou o Republicanos para ingressar no Partido Liberal (PL).

O período da janela partidária, que termina nesta sexta-feira (5/4), permite que apenas os vereadores que buscam a reeleição para cargos proporcionais possam trocar de sigla sem que o partido requeira o mandato na Justiça Eleitoral.

No Amazonas, o PRD, resultante da fusão entre PTB e Patriota, é liderado pelo deputado estadual Felipe Souza, um aliado do governador Wilson Lima (UB) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Já o Partido Liberal no estado é dirigido pelo ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento. O comitê municipal é presidido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto, que é pré-candidato à Prefeitura de Manaus pela sigla.

Carpê é o segundo parlamentar a se filiar ao PL. No último fim de semana, o vereador Raiff Matos, ex-Democracia Cristã (DC), também ingressou no partido, que foi a escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Antes da adesão de Lippy, o PRD não contava com representação na CMM. Por outro lado, o PL, que elegeu dois vereadores em 2020, mantém sua força política apesar da saída da vereadora Glória Carratte, que migrou para o PSB.