Segundo dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o mercado imobiliário brasileiro experimentou um crescimento notável no terceiro trimestre de 2024. As vendas de imóveis registraram um aumento de 20,8%, enquanto os lançamentos subiram 20,1%, estabelecendo novos recordes para o período. Este cenário positivo é resultado de uma combinação de esforços das empresas do setor imobiliário e condições externas favoráveis, como a utilização do FGTS para financiar imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.
No terceiro trimestre de 2024, o valor geral de lançamentos atingiu R$ 53 bilhões, marcando um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2023, quando o valor foi de R$ 46 bilhões. Pensando em 2024, de janeiro a setembro, as vendas de moradias cresceram 19,7%, e os lançamentos de unidades residenciais aumentaram 17,3% em comparação ao ano anterior.
Esses números evidenciam o crescimento robusto do mercado imobiliário, com destaque para o segmento de unidades habitacionais verticais. Os resultados apresentados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção nesta semana reforçam a tendência de expansão do setor. Portanto, a análise dos dados revela um mercado em recuperação.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA