Cansados de ver a população amedrontada com a onda de violência na comunidade, traficantes do Espírito Santo resolveram dar uma “ajudinha”, deixando um aviso dentro dos sacos usados para embalar maconha, na área do Morro do Quiabo, na cidade de Cariacica, interior do estado. “se for roubado, reclama na boca”, avisa o papel, que também traz o dizer “proibido roubar”, com listras vermelhas no símbolo de um celular, moto, carro e casa.
A imagem foi enviada por um policial militar para o jornal local. “Os traficantes fazem a obrigação do Estado”, afirmou, de acordo com publicação. Apesar disso, a Polícia Militar divulgou uma nota afirmando que, “A PM do Espírito Santo afirma que ações pontuais de criminosos não podem ser confundidas com a existência de um Estado paralelo”.
Esta não é a primeira vez que traficantes que comandam áreas consideradas “vermelhas” de estados brasileiros tomam a frente da “segurança” da região que se dizem “líderes”. Em 2017, facções criminosas de Fortaleza espalharam panfletos ameaçando quem jogasse lixo em locais inapropriados. “Os locais estão sendo monitorados e quem for flagrado ou visto cometendo este erro será devidamente punido com o lixo devolvido em sua casa”, afirmava o papel.
Foto: Divulgação