Uma comitiva vindo do Estado do Piauí visitou, nesta quarta-feira (16), as instalações da Usina da Paz Cabanagem, em Belém. O intuito da visita foi para conhecer os espaços e as boas práticas das Usinas da Paz, e o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado do Pará, através do programa Territórios pela Paz (TerPaz) já que será implantado um Centro de Convivência Comunitária em Teresina no Piauí.
“Nós como governo do Estado do Pará estamos muito felizes com essa visita da delegação do Estado do Piauí, que são de diversas áreas como: segurança pública, da questão dos direitos humanos, das politicas publicas, entre outras, que estão implantando um Centro Comunitário no Estado e, pensando nisso, vieram conhecer quais as nossas formas de funcionamento, o conceito que as Usinas e o programa Territórios pela Paz são concebidos. Durante a visita, fizemos uma explicação detalhada a respeito dos fundamentos, arquitetura, de governança, dos valores e da política do governo do Estado do Pará, essa é a primeira delegação que vem de outro estado conhecer e se inteirar do trabalho realizado nas Usinas e no programa TerPaz”, ressaltou o coordenador da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz, Julio Alejandro Quezada Jélves.
A superintendente do sistema de gestão de riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Eugênia Villa, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo governo do Estado Pará. “Hoje, pudemos conhecer de perto com funciona esse projeto que é realizado pelo governo do Estado do Pará e entendemos como se deu o processo implantação dessa política, que tem como objetivo pacificar uma comunidade que outrora tinha um auto índice de criminalidade e que reestabeleceu um cenário de paz nessas comunidades, proporcionando atendimentos sociais de extrema qualidade. Vimos como tudo começou, quais os fundamentos teóricos, quais as ferramentas de gestão e também os desafios, para que possamos implementar essas ideias no Estado do Piauí”, afirmou a superintendente do sistema de gestão de riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
O governo do Estado do Piauí vai implantar um Centro de Convivência Comunitária em Teresina, a superintende de direitos humanos do Piauí, Janaína Mapurunga, relatou como esse serviço será realizado.
“Nós queremos parabenizar o governo do Estado do Pará, pelo brilhante projeto que está sendo executado. No Estado do Piauí vamos trabalhar espaços físicos muito parecidos com as Usinas da Paz que são os Centros de Proteção Social e Valorização da Vida, a ideia é que também tenhamos várias secretarias que desenvolvam os serviços. Ficamos encantados com a proposta, o compromisso e o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui no Estado do Pará através do programa TerPaz e as Usinas da Paz, levando um atendimento de qualidade com muito profissionalismo, vamos levar muitas dessas ideias para serem implantadas no Piauí, entre elas a identidade visual e os serviços que são disponibilizados aqui”, afirmou Janaína.
“O programa TerPaz e as Usinas da Paz são equipamentos que vem transformando a vida das pessoas vulneráveis, o que também é o nosso foco, ir de encontro as pessoas que mais precisam. Estamos muito felizes em ter essa experiência que vai agregar muito ao nosso trabalho”, concluiu a Diretora da Superintendência de Relações Sociais do Governo do Estado do Piauí, Núbia Lopes.
Na manhã desta quinta feira (17) a comitiva também vai visitar as instalações da Usina da Icuí-Guajará, em Ananindeua.
Serviços
A Usina da Paz é um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e promove diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas, salas de audiovisual e inclusão digital, atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e duas bibliotecas, adulto e infantil. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.
Serviço: O complexo funciona, agora com novo horário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 14h.