
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Peabiru lançam edital da iniciativa “Rumo ao ENEM” que tem por objetivo ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) em Manaus.
Para participar da seleção, as instituições, movimentos sociais ou representantes legais dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão se preparando para o Enem, deverão preencher a ficha de inscrição on-line (formulário), disponível pelo link: https://forms.gle/k4qWxYeWcxa8x23A7 até o dia 04/12/2020.
A ação tem como foco os adolescentes e jovens até 18 anos – podendo incluir jovens até 21 anos e, excepcionalmente, jovens até 24 anos – em especial aqueles em situação de vulnerabilidade – como pretos/as, pardos/as, indígenas, adolescentes e jovens moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência.
Para serem beneficiados todos deverão atender os pré-requisitos do edital. Após a análise e seleção, é assinado um termo de compromisso garantindo a inclusão e acompanhamento das atividades referentes à iniciativa. O termo de compromisso e demais condições podem ser consultados no edital, disponível em: https://institutopeabiru.files.wordpress.com/2020/11/201130_edital_um_milhao_de_oportunidades_v2.pdf
Um dos objetivos é dar suporte e apoio por meio do acesso digital para o preparo dos adolescentes e jovens ao Enem, diante do cenário atual de pandemia e dificuldades deles ao acesso a materiais e frequência escolar, mesmo que de forma remota.
Pré-requisitos
· Estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio ou já ter concluído, mas estiver em preparação para o Enem (*);
· Residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet;
· Não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet;
· Estar inscrito no Enem;
· Viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00;
· Estar engajado/a em alguma iniciativa comunitária ou engajar-se a partir desta iniciativa;
Fonte / Foto: Assessoria Unicef Manaus