O UFC deste sábado traz na luta principal um confronto decisivo no peso-meio-pesado. Ex-campeão e número 1 do ranking, o polonês Jan Blachowicz busca dar a volta por cima e tem pela frente o terceiro colocado, o austríaco Aleksandar Rakic. Os dois acreditam que um triunfo pode colocá-los em posição para disputar o cinturão, atualmente sob domínio de Glover Teixeira.
Antes disso, cinco brasileiros estarão em ação no evento em Las Vegas. O Combate transmite o “UFC Blachowicz x Rakic” ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 20h20 (horário de Brasília). O Combate.com transmite o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas no mesmo horário, assim como o SporTV 3 e o YouTube do Combate. O site acompanha o evento em Tempo Real.
Blachowicz e Rakic na elite da divisão
Para Blachowicz, será a primeira luta desde que perdeu o título para Glover em outubro do ano passado. O polonês nem gosta de pensar naquela derrota, mas está determinado em conquistar uma nova chance de enfrentar o brasileiro, que primeiro precisa passar por Jiri Prochazka em junho. Esse caminho de retorno começa com uma vitória sobre Rakic, o que, ele sabe, não será fácil.
– Vai ser uma luta dura. Estou curioso. Quero sentir a potência dele, quero ver o que ele tem para mim, estou pronto para isso. Ele luta em pé, gosto de lutar em pé, então acho que esta luta será 80 ou 90% em pé. Acho que será uma luta boa para os fãs assistirem. Estou pronto para tudo – disse Blachowicz.
Se o polonês talvez precise vencer mais algumas lutas para receber uma nova chance, Rakic acredita que a hora para ele é agora. O austríaco venceu suas duas últimas aparições no octógono, mas não compete no UFC desde março passado, sempre esperando o adversário que poderia colocá-lo na pole position pelo cinturão. O ex-campeão é exatamente o que ele queria para isso.
– Quem mais? Vencer Jan, primeiro do ranking e ex-campeão, deve ser uma luta eliminatória pelo cinturão – argumentou Rakic.
Brasileiros buscam recuperação
Dos cinco brasileiros presentes na programação, quatro vêm de derrotas e tentam dar a volta por cima. A primeira a lutar é a peso-palha Virna Jandiroba, que encara a americana Angela Hill. Logo em seguida, é a vez de Alan Nuguette, peso-leve que enfrenta o americano Michael Johnson, ex-vice-campeão do TUF. A peso-mosca Viviane Araújo enfrenta a americana Andrea Lee na luta final do card preliminar.
No card principal, tem ainda o peso-mosca Allan Puro Osso, companheiro de equipe de Nuguette e Charles Do Bronx, que encara o inglês Jake Hadley. Mais acima na programação, está a única brasileira vindo de vitórias no card: a mineira Amanda Ribas, que sobe ao peso-mosca para enfrentar Katlyn Chookagian, primeira colocada do ranking da divisão.
– A vida é muito doida. Estava na outra categoria e ranqueando. A cada passo que eu dava era uma emoção, e agora estou lutando com uma pessoa de outra categoria, mais bem ranqueada do que na minha. Estou mais perto de disputar o cinturão na categoria de cima do que na minha. Algo que eu esperava só mais para frente. Isso que está me deixando tão motivada – se empolgou Amanda.
Confira o card completo:
UFC Blachowicz x Rakic
14 de maio de 2022, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Jan Blachowicz x Aleksandar Rakic
Peso-meio-pesado: Ryan Spann x Ion Cutelaba
Peso-galo: Davey Grant x Louis Smolka
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Amanda Ribas
Peso-leve: Frank Camacho x Manuel Torres
Peso-mosca: Jake Hadley x Allan Puro Osso
CARD PRELIMINAR (20h30, horário de Brasília):
Peso-mosca: Viviane Araújo x Andrea Lee
Peso-leve: Michael Johnson x Alan Nuguette
Peso-palha: Virna Jandiroba x Angela Hill
Peso-mosca: Tatsuro Taira x Carlos Candelario
Peso-médio: Nick Maximov x Andre Petroski
Fonte: Combate