O brasileiro Gilbert “Durinho” viu sua vida mudar depois que começou a praticar jiu-jitsu. Foi justamente por conta do esporte que veio a solução para aliviar os efeitos das seguidas crises de bronquite asmática, que acompanharam o lutador durante a infância.

Sendo três vezes campeão mundial da ‘Arte suave’ e no UFC desde 2014, o carioca está embalado por seis vitórias consecutivas e pode se tornar o primeiro campeão da história do país na categoria meio médio (até 77kg).

No entanto, para atingir esse feito, ele precisa vencer neste sábado 13, o atual campeão e ex-companheiro de equipe, o nigeriano Kamaru Usman, na luta principal do UFC 258.

Ainda por conta da pandemia de coronavírus, o evento acontece sem a presença de público em Las Vegas e conta também com a participação de mais três brasileiros e tem transmissão ao vivo do canal por assinatura do “Combate”, a partir das 19h45 (horário de Brasília). 
 

Pelo card preliminar, o carioca Rodolfo Vieira, quatro vezes campeão mundial de jiu-jitsu e invicto no MMA, faz a sua terceira luta no UFC entre os médios (até 83,9kg), diante do americano Anthony Hernandez, participante da segunda temporada do reality show ‘Contender Series’.

Entre os meio-médios, o goiano Dhiego Lima, que retorna ao octógono após um ano, enfrenta o americano Belal Muhammad, derrotado apenas uma vez nas suas últimas oito lutas.

Já a paraense Polyana Viana vai em busca da segunda vitória consecutiva no UFC diante da americana Mallory Martin, em duelo pela divisão dos palhas (até 52,2kg). 

A cobertura do “Combate” começa muito antes da primeira luta da noite. Disponível no site “Globo Esporte” a partir desta quarta-feira,10, o episódio #123 do podcast Mundo da Luta analisa as lutas dos brasileiros e a disputa pelo cinturão.

Na sexta-feira, 12, às 22h30 (horário de Brasília) o “Giro Combate” entrevista com exclusividade Rodolfo Vieira, um dos brasileiros em ação no UFC 258. No dia do evento, Luiz Felipe Prota e Luciano Andrade comandam o “Aquecimento Combate” e a transmissão do card preliminar.

A expectativa para o evento é bastante alta, mesmo o Durinho não sendo o favorito, pode surpreender o campeão e fazer história. Além da disputa pelo cinturão, teremos mais uma apresentação do Rodolfo Vieira, um dos maiores nomes da história do jiu-jítsu e o duelo interessante entre Dhiego Lima e Belal Muhammad, dois lutadores muito técnicos”, analisa Luciano Andrade.

O card principal do UFC 258 tem a narração de RhoodesLima e os comentários de Rodrigo Minotauro. O canal oficial do “Combate” no “Youtube” também exibe o “Aquecimento Combate” e o “SporTV3” e o “Combate.com” acompanham ao vivo as duas primeiras lutas da noite.


CARD PRELIMINAR: 

Peso-mosca: Gillian Robertson x Miranda Maverick 

Peso-meio-médio: Gabriel Green x Phil Rowe 

Peso-pena: Ricky Simón x Brian Kelleher 

Peso-palha: Polyana Viana x Mallory Martin 

Peso-meio-médio: Belal Muhammad x Dhiego Lima 

Peso-médio: Rodolfo Vieira x Anthony Hernandez 

Peso-leve: Jim Miller x Bobby Green 


CARD PRINCIPAL:

Peso-médio: Maki Pitolo x Julian Marquez 

Peso-galo: Andre Ewell x Chris Gutierrez

Peso-médio: Kelvin Gastelum x Ian Heinisch 

Peso-mosca: Maycee Barber x Alexa Grasso 

Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Gilbert Durinho

Foto  Getty Images