A Uber, aplicativo de transporte privado, divulgou nesta quinta-feira, 4, a lista (confira abaixo) dos itens mais esquecidos pelos passageiros em 2022.
Desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, celulares, carteiras e mochilas estão entre os itens mais esquecidos. No último ano, porém, o celular saiu do top três dos itens e ocupou a quarta posição. Nas primeiras posições estão, na sequência, mochilas, roupas e carteiras ou bolsas.
Outros itens que estão na lista são fones de ouvido ou caixinhas de som (5ª), dinheiro (6ª), óculos (7ª), guarda-chuvas (8ª), além de joias, relógios e itens de maquiagem (9ª) e chaves (10ª). Outro dado curioso do levantamento é que nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras o objeto mais esquecido pelos usuários é o guarda-chuva. Já aos finais de semana, o cooler pra garantir as bebidas geladas acaba ficando no carro. Já o horário em que a maioria dos esquecimentos aconteceu foi entre as 21 e 23 horas.
A empresa também informou que itens inusitados são esquecidos pelos passageiros. Em 2022, também foi muito comum esquecer o par do chinelo, sapato ou tênis após uma viagem. Ou ainda esquecer apenas um pé desses calçados dentro do veículo, além de varinha, cacto, carregador de oxigênio portátil, cartelas de ovos ou peruca.
O período do Natal também parece ter sido uma época difícil para os mais esquecidos em 2022, já que a véspera do dia 24 de dezembro foi um dos dias que as pessoas mais esqueceram coisas em um veículo após uma viagem pelo app.
O levantamento ainda traz as cidades que os passageiros mais deixaram objetos dentro do carro. A cidade de São Luís, no Maranhão, vem garantindo presença no top dez desse ranking nos últimos anos, mas em 2022 ficou com o primeiro lugar como a cidade mais esquecida. Brasília, primeira da lista no ano passado, caiu para a 3ª posição. Já Itajaí, em Santa Catarina, ficou com o 2º lugar, única da lista que não é a capital do seu estado.
Para recuperar um item esquecido em uma viagem, o passageiro deve entrar em contato com o motorista parceiro da Uber por telefone, usando o próprio app, assim que perceber que esqueceu o objeto. Se o usuário deixar seu próprio telefone em uma viagem com a Uber, pode acessar sua conta por um computador.