29.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Destaques Mundo

Tudo sobre os foguetes SpaceX

A empresa SpaceX foi fundada pelo famoso bilionário da tecnologia Elon Musk em 2002 (também CEO da Tesla Motors). Desde então, vem surpreendendo ao longo desses 18 anos com foguetes reutilizáveis – barateando o acesso ao espaço com missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS). 


Conheça a evolução dos foguetes da SpaceX: 


Falcon 1 falcon 1Em homenagem à “Millennium Falcon” de Star Wars, devido ao seu único propulsor, o foguete foi desenvolvido para teste. Foram cinco lançamentos entre 2006 e julho de 2009, com falha nos três primeiros e sucesso somente em setembro de 2008.


Falcon 9 
falcon 9Com 9 propulsores, o Falcon 9 fez seu primeiro voo em junho de 2010 colocando em órbita a primeira geração de cápsula Dragon. Em 10 anos foram 113 lançamentos, com 111 bem sucedidos. 

GrasshoppergrasshopperO protótipo foi desenvolvido para conquistar a experiência no pouso dos Falcon 9. Ele não foi um foguete comercial, mas projetado para voos de baixa altitude em nossa atmosfera. Em outubro de 2013, o Grasshopper chegou a 744 metros de altitude. 

Falcon Heavy 

falcon heavy

No estilo peso pesado, o Falcon Heavy é capaz de colocar 63,8 toneladas em órbita, contra 22,8 toneladas da versão recente do Falcon 9. Seu primeiro voo foi realizado em 2018, enviando ao espaço o Tesla Roadster Vermelho dirigido por um manequim de traje espacial da empresa, ao som de “Life on Mars” de David Bowie. 


Crew Dragon

crew dragon

Projetado para carregar até sete tripulantes para missões à órbita terrestre, o Crew Dragon não é classificado como foguete, mas sim como cápsula. Em maio de 2020 levou os astronautas Behnken e Doug Hurley até a ISS. Assim como o Falcon 9, ele pousa no oceano com auxílio de paraquedas. 
Starship

Muito falado nas últimas semanas, a Starship é o atual projeto da empresa SpaceX. O desenvolvimento segue acelerado com a intenção de levar os astronautas à lua e colonizar Marte. SN8, SN9 e SN10 atingiram o solo, mas explodiram com o impacto. SN11 não teve muita sorte e começou a explodir no ar. O lançamento da SN15 foi adiado para o começo de maio, mas ainda sem data certa.

por Bella da Semana

Publicações Relacionadas

Nova série ‘Star Wars’, ‘The Bad Batch’ chega ao Disney+

Redacao

Noruega: encontro entre representantes da Venezuela termina sem acordo

Redacao

Horas antes do clássico, Grêmio negocia com o Benfica e não garante presença do Everton no Gre-Nal

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat