Desde o início da pandemia da Covid-19 até os dias atuais, contabiliza-se 34.118.403 casos conhecidos no Brasil. No adoecimento da população, algumas ações foram importantes para a diminuição do alastramento da doença principalmente no Estado Amazonense.
Enfermeiro Sandro, que esteve à frente como Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) durante toda a pandemia de Covid-19 pode mostrar que com uma gestão humanizada, os direitos e o bem-estar de uma população e profissionais conseguem ser garantidos em momentos difíceis.
“Nós enfrentamos um momento muito crítico a nível mundial que foi a pandemia da Covid 19 e os profissionais da Enfermagem tiveram na linha de frente. E o Coren Amazonas esteve ao lado desses profissionais e esteve também ao lado da nossa sociedade”, Sandro conta também que da utilização de mídias, televisão, rádios, entrevistas nacionais e internacionais para mostrar ao Brasil e ao mundo o que os profissionais da saúde estavam enfrentando.
“Toda humanidade praticamente se recolheu e a enfermagem estava na linha de frente salvando vidas. E eu tenho certeza que as nossas atitudes ali naquele momento, de fazer campanhas, arrecadação de EPIs, visitando as salas rosa, as UTIs, estando lado a lado com os nossos profissionais fizeram toda a diferença na vida dos profissionais de enfermagem e nada vida da sociedade do Estado do Amazonas”, declara Enfermeiro Sandro.
Para isso, necessita-se de determinação e um trabalho árduo, características que não faltam em um líder como Sandro que durante todo o período mais crítico da Covid-19, estava na linha de frente nos hospitais, fiscalizando, acompanhando e buscando recursos para a saúde, além de reivindicar direitos dos profissionais.
Nessa jornada, uma das conquistas importantes, foi a ação conjunta com a Cruz Vermelha, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Coren-AM, onde realizou-se campanha para testagem rápida de Covid-19 aos profissionais de Enfermagem e seus familiares em outubro de 2020.
“Sabemos que a disponibilidade de testes pelo estado e municípios continua escassa. Mesmo cobrando, exigindo, precisamos gerar alternativas para atingir essa finalidade. Essa ação reforça um direito de o profissional de Enfermagem ser testado, garantindo a preservação da assistência com redução de riscos a si próprio e ao paciente, sem falar da capacitação que amplia a possibilidade de atuação profissional nesse específico trabalho”, destacou o presidente do Coren-AM, Sandro André na época.
Em mais um exemplo de busca pelos direitos, houve um alerta feito pelo Conselho, juntamente aos seus profissionais da área e Sandro á frente desta luta, que os profissionais da saúde estavam adoecendo, o Governo do Estado do Amazonas anunciou a contratação de novos profissionais da área para trabalharem no combate à Covid-19 de forma direta por meio do banco de dados do Ministério da Saúde.
A valorização dos profissionais da Enfermagem precisa ser contínua, uma consciência que o enfermeiro Sandro sempre teve, por isso à frente do Conselho realizou a caminhada em homenagem aos profissionais enfermeiros que foram vítimas da covid-19 em 2021.
“Dia 9 de abril em homenagem a primeira vítima da covid no estado do Amazonas da equipe de enfermagem, a técnica de enfermagem, Sofia Pinheiro da Silva. É um dia de lembranças, mas é um dia também que nos encoraja a buscar melhorias para nossa categoria”, pontuou Sandro durante evento.