Uma amostra do primeiro vídeo em 8K do Titanic, capturado durante os mergulhos deste verão no Atlântico Norte, foi lançado pela OceanGate Expeditions, empresa responsável pelo material documental. A equipe agora planeja retornar ao local do naufrágio anualmente para acompanhar as mudanças nas condições do Titanic ao longo do tempo.
“Os detalhes surpreendentes nas imagens de 8K ajudarão nossa equipe de cientistas e arqueólogos marítimos a caracterizar a decadência do Titanic com mais precisão à medida que capturamos novas imagens em 2023 e depois”, disse Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, em um comunicado enviado à revista Geekwire, por e-mail.
“Capturar essa filmagem em 8K nos permitirá aumentar o zoom e ainda ter qualidade 4K, o que é fundamental para projetos de vídeo imersivos e em tela grande. Ainda mais notáveis são as cores nesta filmagem”
Rory Golden, um mergulhador veterano do Titanic que faz parte da equipe OceanGate, disse que o vídeo em altíssima qualidade é capaz de exibir detalhes que ele não tinha visto antes.
“Por exemplo, eu nunca tinha visto o nome do fabricante da âncora, Noah Hingley & Sons Ltd., na âncora de bombordo”, disse Golden à Geekwire. “Estudo o naufrágio há décadas e completei vários mergulhos, e não me lembro de ter visto nenhuma outra imagem que mostrasse esse nível de detalhe. É emocionante que, depois de tantos anos, possamos ter descoberto um novo detalhe que não era tão óbvio com as gerações anteriores de tecnologias de câmera.”
A filmagem documenta a condição da proa icônica do Titanic, seu convés, o casco, um porão de carga e outras áreas.