Quando precisamos terminar um relacionamento quando ainda existe sentimento.
Entender que muitas vezes, apesar de ainda gostar da pessoa, você precisa terminar, essa é uma das decisões mais difíceis que um ser humano pode tomar, isso porque vai envolver culpa, medo, raiva e amor.
É uma briga interna e esse entendimento vai lutar entre os seus sentimentos e desejos X razão e lógica.
Algo dentro de você vai gritar sobre todos os desejos, as cumplicidades, os abraços e beijos e, por outro lado, a lógica vai dialogar o quando esse relacionamento tem sido complicado, a briga interna entre o EU gosto de estar com essa pessoa e logo em seguida a razão diz: quantas vezes essa mesma pessoa deixou você esperando, quantas horas depois respondeu uma mensagem, só você liga, a outra pessoa não liga nem para saber se você está bem, mas quando você liga, essa mesma pessoa é sempre educada, e esse comportamento acaba confundindo seus sentimentos.
Você briga, grita, perde a razão, implora sentimentos e ligações, explica que é importante, muitas e muitas vezes você deixou de fazer coisas por você para poder ir atrás, estar junto de alguém que você super considerava, mas e daí? A recíproca do outro é verdadeira ou todo o esforço é só seu? Mesmo fazendo de tudo para estar próximo, o outro ignorava ou dizia que suas reclamações eram só exageros, teatro, drama, que não precisava ser assim, etc., etc., e você ficava no próprio vácuo das suas emoções e dores. O outro não teve capacidade emocional de perceber o óbvio, não percebeu o que parecia tão claro para você e para todos, até que você cansou de demonstrar, de gritar, de ligar e de se fazer entender, até que o silêncio ocupou sua rotina, seus passos e silenciou sua fala. Tudo em você ficou mudo, não tinha mais choro e nem pedidos, não havia mais reclamações ou até considerações, as mãos se soltaram, os passos foram mais largos.
Somente você sabe o seu esforço, o quanto você foi além das forças físicas e emocionais. Um relacionamento não se cria, não se mantém só com um dos lados lutando e tentando dar vida.
Por maior que seja, seus sentimentos não podem ser maiores do que seu amor-próprio e sua dignidade. Ninguém disse que seria fácil romper um relacionamento, mas muitas vezes é necessário para você poder seguir adiante. Lembre-se, é preciso fechar ciclos para recomeçar e esse exercício doí.
Entender que o amor é importante é necessário, mas não é tudo no relacionamento, é fundamental compreender que o respeito e o acolhimento contam como base de uma convivência saudável.
Como assim, o AMOR não é tudo? Calma, vou explicar, o amor sem respeito adoece a relação e uma relação sem aconchego, carinho, acolhimento valorização e tantas outras prerrogativas necessárias para alimentar o amor vão fazer esse sentimento adoecer, é exatamente por isso que é difícil se afastar de quem se acredita amar, mas é extremamente necessário.
Como seguir em frente quando você continua sofrendo com seus sentimentos?
Não é nada fácil e não existe uma receita única para todas as pessoas, o importante é saber discernir o que fazia bem para você no começo do relacionamento e com o tempo virou tormento. Pensar sobre o prazer que era estar com essa pessoa e agora parece algo sem muito sentido. Cada pessoa tem uma razão própria de sentir e definir a hora de acabar um relacionamento, não dá para dizer que não haverá dor emocional, mas acredite, foque nas razões que levaram você a tomar essa decisão e siga em frente.
Lá na frente, quando essa fase passar, você vai verificar com clareza sobre o quão bom está sua vida na atualidade e como foi difícil o tempo passado. Mas passou, ufa, que bom.
Não dá para escrever sobre todos os pontos importantes em um texto de reflexão rápida. Espero ter contribuído para esclarecer suas dúvidas e inquietações. Caso queira outros temas, passa mensagem para o meu Instagram, terei enorme satisfação em responder.