Foto: Divulgação

Com moradores sofrendo com a falta de infraestrutura e precisando lidar com protesto da classe dos professores em busca de seus direitos, a população do município de Itacoatiara (distante a 270 quilômetros de Manaus) deverá enfrentar mais um desafio nas urnas durante as eleições municipais de 2024. O atual gestor do município, Mário Abrahim (PSC), lidera a briga pelo comando do município nos próximos quatro anos.

Conhecido pelos contratos com valores altíssimos, o prefeito já é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), e pelo Ministério Público de Contas (MPC), por irregularidades no uso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), utilização de empresas fantasmas para contratação de pessoal, entre outros crimes contra o erário público.

Mesmo liderando a disputa pela reeleição, a insatisfação da população é notável por meio dos últimos levantamentos que analisam as intenções de voto. Na mais recente pesquisa da Perspectiva, Mercado e Opinião, divulgada em novembro de 2023, sobre as eleições 2024 para a prefeitura de Itacoatiara, Mário Abrahim perdeu 9% das intenções de voto em relação ao levantamento anterior, em junho de 2023.

A pesquisa mais recente aponta que o atual gestor tem 32,8% das intenções de voto, enquanto na anterior ele contabilizava 41,8% (a qual ele já havia mostrado perda de 7,5% das intenções de voto em relação ao primeiro levantamento).

Descaso com a educação

Travando uma batalha contra a educação no município, Mário Abrahim começou 2024 promovendo demissão em massa de servidores de diversos setores do Executivo, principalmente, a demissão de 1.360 servidores da Secretaria Municipal de Educação. A medida tem gerado impactos significativos na área da educação de Itacoatiara. O gestor municipal demitiu em massa mais de 1.300 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), incluindo professores, pedagogos, auxiliares administrativos, vigias e merendeiras.

Os professores que residem em Itacoatiara têm enfrentado tempos difíceis. Eles não receberam, no ano passado, o reajuste de 14,95% no piso salarial, mesmo tendo sido definido pelo Ministério da Educação (MEC). O Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal da cidade (Simpemi) afirma que a categoria recebeu a promessa de pagamento para 2024, porém, até o momento, ainda não foi cumprida.

A atuação de Mário Abrahim é marcada não apenas pela demissão em massa dos profissionais, mas também na falta de pagamento dos abonos do Fundeb aos professores, enquanto gastos exorbitantes são feitos em fardamentos escolares.

O descumprimento do repasse do Fundeb, do Piso Nacional e da Data-base agrava ainda mais essa crise.

Ruas intrafegáveis

Na cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Itacoatiara, cidade do interior do Amazonas, na noite de segunda-feira, 5, um morador decidiu dar um toque de realidade ao discurso do prefeito Mário Jorge Abrahim (PSC).

No momento em que o prefeito discursava sobre como transformou as ruas da cidade em vias “perfeitamente trafegáveis”, um morador simplesmente não conseguiu segurar o riso e falou sobre o estado lastimável da pavimentação em seu próprio bairro.

“Verbas? Ah, elas ainda estão de férias no meu bairro, prefeito! Há mais de 20 anos, estamos literalmente afundando na lama por lá”, zombou o manifestante.

Nepotismo?

Em setembro de 2023, o TCE-AM aceitou uma representação para investigar a administração do prefeito Mário Abrahim em relação a suspeitas de nepotismo. O órgão estadual reconheceu a legitimidade da denúncia e confirmou que os requisitos necessários para a admissibilidade das acusações foram cumpridos.

Não foi a primeira vez que Mário Abrahim teve o seu nome envolvido com a prática de nepotismo. No ano de 2021, o prefeito foi acusado de nomear vários de seus familiares para cargos no executivo municipal.

Entre os parentes nomeados do prefeito estão o da sua esposa, Cristiany Costa Carvalho, que ganhou na época cargo de titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, a irmã da primeira-dama e cunhada do prefeito, Marcela Cristine Andrade Costa, nomeada como Diretora Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itacoatiara. Além da esposa do irmão de Mário Abrahim, Nilda Batista Cerdeira Abrahim, que ganhou um emprego na prefeitura como chefe de gabinete.

Gastos exorbitantes

Em um dos seus contratos milionários, Mário Abrahim desembolsou o valor global de R$ 1.233.900,00 (um milhão, duzentos e trinta e três mil e novecentos reais) em passagens rodoviárias.

Durante a pior seca que atingiu o Amazonas em 2023, o prefeito de Itacoatiara desembolsou valores milionários para a realização da ‘Expofest 2023’ com a contratação dos artistas nacionais Pablo do Arrocha, Xand Avião e João Gomes.

A equipe de jornalismo do portal Amazônia Press tentou contato com a assessoria do prefeito Mário Abrahim mas, até o presente momento, não obtivemos êxito.