Após o forte temporal registrado em Manaus desde a madrugada desta quinta-feira (1º), alagamentos e desabamentos fora registrados em inúmeros pontos da capital amazonense. Uma das ocorrências envolveu o desmoronamento da marquise de uma loja, localizada nna Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.
Nas primeiras horas desta quinta-feira, parte de uma residência localizada no bairro Aleixo, na Zona Sul, desabou. No momento do desabamento, uma idosa e uma criança estavam no local. A criança ficou presa nos cômodos e precisou ser socorrida por moradores. A idosa sofreu cortes nos pés, mas conseguiu sair do local para pedir ajuda.
Com o desmoronamento da marquise de uma loja no Centro de Manaus, que abriu um buraco na parede, moradores de rua invadiram o local e levaram itens como sapatos, mochilas e outros acessórios. A Defesa Civil também foi acionada, visto que a estrutura do prédio foi comprometida.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Fernando Jr., até o presente momento, foram registradas 18 ocorrências por conta das chuvas que caíram na cidade de Manaus desde as 3h da manhã. Conforme o levantamento feito pela Defesa Civil, durante a forte chuva foi registrado 62,8 mm de média nas últimas 24h. As zonas mais afetadas foram as Zonas Leste, Norte e Oeste com índice de 70mm. A Zona Centro-Oeste apresentou um índice acima de 110mm.
“A Defesa Civil está com quatro equipes na rua atendendo todos os bairros que foram sinistrados dentre eles o bairro da Raiz, Petrópolis, o Centro da cidade, entre outros. Não houve nenhum dano humano, somente danos materiais e não houve interdição total de imóveis, não tivemos desabrigados e nem desalojadas. As equipes da Prefeitura Municipal de Manaus composta pela Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Assistência sSocial do município, a Secretaria de Limpeza Pública e o Implurb estão na rua também ajudando a atender a solicitação da nossa população para que nós possamos restaurar o bem-estar social”, ecplicou.
A Defesa Civil Municipal registrou alagamentos na Rua Paraibana, bairro Raiz, Zona Sul de Manaus; na Rua Boa Sorte, bairro Presidente Vargas; na Alameda 10 de Julho, bairro Petrópolis, Zona Sul; na Alameda Luiz de Camões, bairro Santo Antônio, Zona Oeste; na rua Rio Iça (beco Sucupira), bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul; na Rua Getúlio Vargas, Centro; Rua Sete de Setembro, Centro e rua Leonardo Malcher, Centro.
Também foi registrado desabamento de muro (sem vítimas), na Rua Sobrinho Maranhão, bairro São Francisco, Zona Sul; um desabamento de marquise na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro; um deslizamento de Barranco, na Rua Vicente Torres, bairro São Jorge, Zona Oeste; um desabamento parcial de casa de alvenaria (sem vítimas), na Rua Iarapé, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte; deslizamento de barranco na rua Jordão, na Comunidade Nova Vitória, Zona Lestee surgimento de cratera na Rua Teodomiro Garrido, bairro Cidade Nova, Zona Norte.