Durante discurso no último dia da Cúpula de Líderes do G20, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reafirmou o trabalho duro do grupo e frisou que têm “a responsabilidade de fazer melhor”.
“Trabalhamos com afinco, mesmo cientes de que apenas arranhamos a superfície dos profundos desafios que o mundo tem a enfrentar”, disse Lula.
Neste ano, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, e reuniu chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, além da União Africana, União Europeia, além de outros líderes e países convidados.
Ao longo da fala, o petista destacou que a África do Sul, próximo país a assumir a presidência do G20, será o último dos 19 países-membros a ocupar essa liderança.
“Depois da presidência sul-africana, todos os países do G20 terão exercido, pelo menos uma vez, a liderança do grupo. Será um momento propício para avaliar o papel que desempenhamos até agora e como devemos atuar daqui em diante”, continuou.
Ainda sobre a próxima transferência de presidências da Cúpula, Lula avaliou não ser uma transmissão “comum”.
“É a expressão concreta dos vínculos históricos, econômicos, sociais e culturais que unem a América Latina e a África”, afirmou.
Na visão do chefe de Estado brasileiro, a lição que a reunião deixou este ano é a de que “quanto maior for a interação entre as trilhas de sherpas (emissários pessoais dos líderes) e de finanças, maiores e mais significativos serão os resultados dos nossos trabalhos”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Temos a responsabilidade de fazer melhor”, diz Lula em encerramento do G20 no site CNN Brasil.