A Great Wall — marca chinesa que montará uma fábrica no Brasil — revela um novo jipinho que, aparentemente, é uma cópia do Suzuki Jimny de nova geração. Chamado de Tank 100 , conta com quatro portas, enquanto o Jimny em sua nova geração tem apenas duas. Isso por enquanto, já que uma versão alongada e com quatro portas está em desenvolvimento.
Ele terá tração 4×4 com reduzida e, de acordo com o site Cars Guide, o conjunto mecânico do modelo também será diferente do Jimny. Isso porque ele deverá ser equipado com um motor a gasolina 2.0 turbo de 227 cv e 39,4 kgfm. Um propulsor diesel também deve equipar o modelo e está em desenvolvimento. No Brasil, o Jimny Sierra traz motor 1.5 aspirado de 108 cv e 14,1 kgfm.
Great Wall no Brasil
Após alguns anos flertando com a ideia de se instalar no Brasil, a Great Wall Motors confirmou sua entrada no mercado nacional em 2021. A marca chinesa comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) – desocupada desde dezembro de 2020 – para produzir SUVs e picapes.
Essa é a primeira vez em cinco anos que uma marca de automóveis inicia produção inédita no Brasil. A última aconteceu em junho de 2016, com a inauguração da primeira fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ). Vale lembrar que a Honda já contava com uma planta em Sumaré (SP) quando inaugurou seu novo complexo em Itirapina (SP) em março de 2019.
A produção local em Iracemápolis deve ficar para os próximos anos, pois a Great Wall pretende iniciar sua operação nacional como importadora, assim como Lifan e JAC Motors. Apenas um modelo está confirmado, a picape média Poer, futura rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10.