Desde quando a ex-secretária de Estado de Saúde (Susam), Simone Papaiz, foi exonerada do cargo no dia 6 de julho (há 42 dias), a Secretaria segue sem titular. Simone Papaiz deixou o cargo após sair da prisão temporária durante a Operação Sangria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF). A operação investiga o superfaturamento na compra de 28 respiradores em uma loja de vinhos.
O Estado segue com o secretário executivo da pasta, Marcellus Campêlo – primo da deputada estadual Alessandra Campêlo – como titular interino.
Nas últimas semanas, o Amazonas tem apresentado uma redução nos números de novos casos e mortes em decorrência do novo coronavírus, o que não quer dizer que a pandemia não esteja mais fazendo vítimas. Mesmo que o estado não estivesse enfrentando uma pandemia, não é nada aceitável que a pasta continue por tanto tempo sem um titular.
Até o momento, a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) não se pronunciou acerca da falta de um titular e sobre a previsão de uma nova contratação.