28 C
Manaus, BR
13 de julho de 2020
Esportes

Superação: atleta paralímpico aponta lições que podemos aprender com a dor e a pandemia da covid-19

João Saci usa exemplos de sua história de superação pessoal e de ter vencido o câncer por cinco vezes para mostrar que é possível mesmo em meio às dificuldades tirar lições e seguir em frente

A pandemia da covid-19 está causando grandes mudanças ao redor do mundo e foi responsável por parar o mundo inteiro que infelizmente contabiliza milhões de infectados e milhares de mortos. Neste momento de dor e sofrimento, vozes de esperança e de motivação têm se levantado na internet, já que é preciso manter o isolamento social, e ajudado muitos a seguir em frente, vencendo o medo e a dor.

O atleta paralímpico, escritor e palestrante João Saci precisou adaptar a forma de entregar a sua mensagem devido à pandemia. Acostumado a falar para grandes públicos em auditórios por todo o Brasil com a palestra ‘Mentalidade de um vencedor’ e a competir no crossfit e na natação com a presença das pessoas, ele agora tem usado a internet como meio de fazer palestras e motivar pessoas através do seu exemplo vitorioso, de superação de cinco casos de câncer durante 15 anos e de transposição de barreiras e obstáculos apesar de ter perdido uma perna e metade de um dos pulmões na batalha contra a doença.

“Na minha palestra eu falo sobre a questão de dor, sofrimento, das dificuldades que a gente passa na vida e todos os problemas que enfrentamos. Cada um de nós tem a sua dor e sofrimento. A partir das minhas experiências eu tive aprendizados que a dor e o sofrimento nos fazem crescer. Embora estes dois elementos não sejam agradáveis nem desejáveis, se você olhar para a eles de modo diferente haverá uma evolução”, conta.

Coronavírus e lições aprendidas

João Saci aponta que estamos passando por uma grande dor em nível mundial e que, apesar de todos os transtornos, poderemos não apenas aprender lições importantes, como seguir em frente. “O mundo inteiro está sofrendo por causa do coronavírus, mas é certo que essa pandemia trará ensinamentos. Infelizmente precisamos agora passar por essa reclusão, entender esse momento. É um momento em que muitos de nós não apenas estamos em confinamento como alguns estão experimentando a dor da perda de um parente, amigo ou aqueles que amam. A covid-19 tem trazido um grande sofrimento mas este é o momento de aprender, ser forte e crer que isto tudo vai passar.”

Os segundos que podem mudar uma vida

Para o atleta e palestrante, existem segundos, instantes, que mudam toda a nossa vida para sempre: “Por causa de um vírus o mundo inteiro mudou e não teve quem não precisou se adaptar. Todas essas mudanças causam sofrimento também, mas aprendi enxergar esses momentos de dificuldade como oportunidade de se desenvolver.”

Como vencer a crise e ser a melhor versão de si mesmo

Segundo João Saci, o segredo principal é ter um propósito e amar ao próximo: “Algumas coisas acabam por nos ajudar a passar por tudo isso e a principal delas é ter um propósito. Hoje o meu propósito como palestrante é ajudá-las a desenvolver a sua melhor versão e isto me motiva também a seguir em frente, fazer outras pessoas seguirem em frente. O amor pela minha mãe, pela minha família, pelo esporte e pela própria vida é algo que nos move, é algo que me move. Contudo o amor ao próximo tem tomado grande destaque nestes dias, porque não estamos mais pensando apenas em nós, com medo de pegarmos o novo coronavírus, mas também de zelar pela vida do outro. Quando usamos máscara e mantemos o distanciamento social estamos fazendo isto também por amor ao próximo, não apenas amor próprio.”

Publicações Relacionadas

Judocas amazonenses vão ao Maranhão em busca de mais um título

Conceição Melquiades

Jogos internos dos idosos acontecem a partir do dia 31

Fernanda Lopes

8ª Etapa do Circuito Amazonense de Xadrez Escolar será no próximo sábado (5)

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat