Nos Estados Unidos, durante a última sexta-feira (10), a Food and Drug Administration aprovou o spray nasal da Pfizer para o tratamento da enxaqueca. A medicação, de acordo com o projeto de uma das maiores indústrias farmacêuticas, poderá ser lançada no mercado como Zavzpret, com a possível data marcada para julho deste ano.
Nos Estados Unidos, cerca de 39 milhões de pessoas enfrentam a condição de ter enxaquecas com frequência e está entre as seis doenças que mais afetam as pessoas no mundo inteiro. No Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 31 milhões de brasileiros sofrem com a enxaqueca.
Angela Hwang, diretora comercial da Pfizer, diz que a aprovação da FDA para o mercado significa um grande avanço para o tratamento das pessoas que sofrem com a enxaqueca e não têm opções imediatas para o tratamento. Na maioria dos casos, as pessoas optam por medicações orais e tratamentos prolongados.
Spray nasal para o tratamento da enxaqueca
O spray nasal garantiu efeito imediato na terceira fase de testes. Os voluntários que estavam sofrendo com a crise de enxaqueca relataram que o alívio aconteceu em 15 minutos. O produto garante que o organismo receba de forma imediata o tratamento do Zavzpret e também será uma opção alternativa para quem não pode ingerir medicamentos fortes que causam náuseas.
Nos estudos, a medicação paliativa considera uma redução significativa da dor duas horas após aplicado. Além da forte dor na cabeça que a enxaqueca pode causar, a sensibilidade à luz e os enjoos frequentes também acompanham a pessoa durante uma crise. O spray demonstrou ser eficaz para todos os sintomas.
O investimento da Pfizer foi de US$ 10 bilhões ao adquirir o Zavzpret e outros medicamentos contra enxaqueca da Biohaven. O lançamento ainda não foi divulgado pela empresa, mas o esperado é que anunciem a data antes do mês de julho.