26 C
Manaus, BR
22 de abril de 2021
Agronegócio

Sistema Sepror realiza ‘Dia no Campo’ na rodovia BR-174

Dia no Campo

A Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), juntamente com sua vinculadas (ADS, Idam e Adaf), realizou na manhã desta quinta-feira (18), o Dia no Campo com agricultores nas comunidades Novo Paraíso e Frederico Veiga, ambas localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista), Km 6, ramal do Júnior.

Com cerca de 60 piscicultores na localidade, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, anunciou que na primeira ação imediata irá priorizar os criadores de peixes, com o programa Pró-Piscicultura. “Vamos fazer uma ação com a Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), com nossos engenheiros de pesca, e veremos a possibilidade de treinamentos para estes produtores de peixes”, destacou.

Além de todo o trabalho de profissionalização, será disponibilizado para eles o ‘kit piscicultor’, que abrange alguns equipamentos necessários para o trabalho, aparelho para teste do PH da água, a rede para a despesca, e aeradores para oxigenar a água.

“Nós estamos adquirindo cerca de mil aeradores, o que vai ser um fomento muito forte na piscicultura, porque a ADS vai subsidiar 80% do valor desses equipamentos. Temos uma média de R$ 2 mil cada aerador, a ADS vai pagar 80%, e o produtor entra com apenas 20%”, disse o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Flávio Antony Filho.

As duas comunidades abrigam cerca de 422 famílias, que trabalham com agricultura familiar na produção de hortaliças, peixes, ovos e plantações frutíferas.

O líder comunitário do Novo Paraíso, José Lindomar de Souza, em duas décadas nenhum órgão público fez visita à comunidade, para ouvir os pedidos de demandas. “Ficamos sem palavras com a atenção dada pelo governo à nossa comunidade. Vimos que existe uma intenção muito grande de nos ajudar, e aguardaremos todas as melhorias”, declarou.

O líder da Comunidade Frederico Veiga, Martinho Pantoja, acredita que estas iniciativas trarão crescimento, pelo apoio dado pelas ações do Governo do Estado. Ele contou que ouvir os comunitários e seus pedidos ajudará a verificar todas as prioridades dos produtores rurais. “O que vemos hoje aqui é a consolidação de um trabalho, que há anos vem sendo feito pelos comunitários”, disse.

Demais ações

O secretário-executivo da Vice-Governadoria do Amazonas, Miltinho Castro, afirmou que, durante visita realizada anteriormente, constatou a necessidade de melhorias nas comunidades, principalmente para escoamento da produção. Agora, de acordo com ele, é o momento para mudar a vida dessas pessoas.

“É uma comunidade que não tem muitos recursos e é muito carente de políticas públicas. Tivemos a ideia de chamar os secretários para ajudar no desenvolvimento do homem do campo, trazendo soluções para que eles possam melhorar de vida. Eles vão ter acesso a todos os programas, a investimentos, e com isso poderão ter mais dignidade”, finalizou.

Visitas no campo

Petrucio Magalhães Junior e os demais secretários ainda visitaram duas fazendas, uma de criação de peixes e outra uma granja de ovos, para conversar com os agricultores em busca de desenvolvimento para o setor primário do local.

Com informações assessoria

Publicações Relacionadas

Iranduba: ADS realiza ação itinerante de credenciamento dos produtores

Jeanne Gade

Alimentos regionais vindos da ADS serão doados as famílias carentes

Jeanne Gade

O plano de 100 dias da Sepror para o setor primário no Amazonas

Conceição Melquiades

Deixe um comentário

WhatsApp chat