Com a iniciativa, o projeto oferece assistência a mais de 1,5 mil indivíduos mensalmente em duas unidades distintas
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) destaca importância de implantação da farmácia descentralizada do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, juntamente com a Policlínica Codajás. O projeto já soma mais de 1,5 mil de cadastros realizados. .
Inaugurada em maio de 2023, a farmácia tem um papel fundamental como ponto de referência no atendimento para pacientes submetidos a transplante renal, oferecendo suporte tanto para o tratamento de indução quanto para a fase de manutenção. Gradualmente, os pacientes com esse quadro clínico estão sendo transferidos para essa unidade de referência.
A Policlínica Codajás possui atualmente uma base de 1.531 pacientes ativos registrados, que recebem atendimento mensalmente. Já o Hospital Delphina Aziz, realizou o cadastro de 10 pacientes recém-submetidos a transplantes, e outros 444 pacientes estão em fase de transferência da farmácia central para a farmácia especializada do ambulatório do Hospital.
A Central de Medicamentos destaca que até o momento, nenhuma unidade de saúde contava com uma farmácia destinada a medicamentos de caráter especializado.
O projeto visa expandir e aprimorar o acesso aos medicamentos do Ceaf no Amazonas, com o intuito de enriquecer a abrangência dos cuidados de saúde oferecidos. Os impactos positivos para os usuários são significativos, que vão desde maior facilidade e praticidade na obtenção de medicamentos especializados, até a redução de custos relacionados a deslocamentos individuais, graças à proximidade do ponto de distribuição do Ceaf.
A gerente da Assistência Farmacêutica da Cema, Gleice Baiocco, ressaltou que através desta iniciativa, espera-se melhoria na gestão da dispensação dos medicamentos do componente especializado, aperfeiçoando o controle do estoque e contribuindo para a segurança do paciente.
“Essa abordagem, de fato, viabilizará um atendimento mais personalizado e de maior qualidade, ao mesmo tempo em que reduzirá a carga de atendimentos na farmácia central do estado, localizada na Cema” destaca.
Além disso, essa estratégia conduzirá a um nível mais elevado de atendimento ao usuário, uma vez que haverá uma maior proximidade e interação com os farmacêuticos estaduais, resultando em uma assistência aprimorada.
A estrutura da farmácia descentralizada, da Policlínica Codajás, ainda passará por uma expansão, incluindo a criação de um espaço com maior capacidade de atendimento, um aumento no quadro de funcionários e a introdução do serviço clínico farmacêutico.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)