Após pedir ajuda, pela quinta vez, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para permitir o remanejamento de R$ 300 milhões da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para pagar o 13º aos servidores públicos estaduais, o governador do Amazonas, Wilson Lima anunciou nesta sexta-feira (11), que os funcionários não vão receber os salários de novembro e dezembro no prazo.
Isso acontece pela primeira vez na história do funcionalismo público do Estado, mostrando a total negligência e falta de compromisso do Governo com a população. Durante a coletiva de imprensa, o governador informou que o salário de novembro será pago nos dias 3 e 4 de dezembro e o de dezembro, nos dias 3 e 4 de janeiro de 2020.
O décimo terceiro será dividido em duas parcelas: a primeira nos dias 21 e 22 de novembro e a segunda nos dias 19 e 20 de dezembro. Como a economia será aquecida durante o período sazonal do final de ano, se o servidor passará o Natal e Ano Novo apenas com a metade do décimo?
De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom), a partir do próximo mês os funcionários passam a receber no início do cada mês posterior ao mês trabalhado.