Em denúncia enviada ao portal Amazônia Press nesta terça-feira (14), servidores da prefeitura de Tefé, relataram estar com os salários atrasados há 40 dias. Sem o pagamento, eles dizem não ter condição de pagar aluguel, pensão alimentícia e manter o sustento da família.
A SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tefé está localizada na Rua Brasília, 649 Juruá – Tefé – AM. Um dos trabalhos mais importantes e essenciais realizados pelo SAAE-Tefé é a manutenção das bombas responsáveis pelo abastecimento dos bairros na cidade de Tefé.
Conforme o relato da esposa do servidor, que preferiu não se identificar, a falta de salário tem afetado a vida da família. “Meu marido é funcionário do SAAE- TEFÉ, mas eu sendo esposa de um funcionário público não me conformo ao vê- lo trabalhar 40 dias para um salário, porque o normal é 30 né?. Além de serem 40 dias, ainda não saiu a data prevista, e isso é que me revolta. Dois anos já passaram, nenhum dos fardamentos dos funcionários tem. Estão usando o antigo que o ex-diretor deixou, o pagamento do décimo terceiro foi pago com atrasos e são muitas promessas e nenhuma cumprida”, disse a denunciante.
Ainda segundo a esposa do servidor, ela relata que o salário sempre atrasa, inclusive o 13º salário que foi recebido somente neste ano.
“Estou nervosa e revoltada por conta dos atrasos, pois parece que eles não se preocupam com os funcionários, eles pensam que eles não têm famílias para sustentar. Quando chega o dia do pagamento eles falam que não tem dinheiro para pagar, falam que eles estão arrecadando o dinheiro. O décimo terceiro do ano passado, que era para ser pago antes mesmo do mês de dezembro, foi pago em janeiro, e isso deixa a gente revoltado porque dependemos desse dinheiro”, disse a moradora.
Ainda de acordo com a denunciante, existem muitas situações na empresa que não tem explicações. “Existem muitas coisas anormais aqui em Tefé, principalmente na área da saúde, o atendimento a falta de medicamentos. Quando era na gestão passada, tinha festas das datas comemorativas para os funcionários, por exemplo, dia do trabalhador, confraternização de final de ano, entre outras. Além disso tudo, tem o fato do pagamento não sair na data certa, a gente não sabe o que o diretor está fazendo com o dinheiro do SAAE, a sede não está sendo arrumada, então isso não é uma desculpa”, finaliza ela.
A reportagem entrou em contato com a SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tefé para saber o motivo do atraso e se há uma previsão para o pagamento dos trabalhadores, mas as ligações e as mensagens não foram respondidas até o fechamento desta matéria.
Caso a empresa queira se pronunciar, o portal Amazônia Press deixa o espaço aberto para quaisquer esclarecimentos.