Servidores da Fundação Manaus Esporte (FME) participaram do V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE), realizado de 8 a 10/11, em Curitiba (PR). O diretor-presidente do órgão, Aurilex Moreira, chefiou a equipe, que representou a Prefeitura de Manaus no Sul do país.
Organizado pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), o evento teve como objetivo fortalecer as relações entre os municípios, com vistas ao incremento das políticas públicas de esporte e lazer, estratégicas para qualificar as ações e serviços ofertados aos cidadãos.
Aurilex Moreira destacou a positiva troca de informações com gestores de outras cidades, que assim como ocorre na FME, buscam oferecer os melhores serviços à população, e colocar em prática o que foi captado no evento, de maneira geral, para elevar cada vez mais o esporte de alto rendimento.
“Foi uma experiência muito proveitosa, troca de ideias e a possibilidade única de conhecer uma boa parte dos secretários de esportes do país. Aproveitamos para criar um grupo, onde poderemos trocar informações sobre diversos temas, como criação do fundo, conselho, formas de captação de recursos, projetos lançados pelo Governo Federal. Houve muitas oficinas interessantes, relacionadas ao nosso dia a dia. A ideia é que os gestores sejam multiplicadores daquilo que foi passado no seminário”, disse o diretor-presidente da FME.
Os principais temas abordados ao longo dos três dias foram, política pública e esporte, gestão pública e governança no esporte e lazer, e sistema nacional de esporte, com direito a um encontro de secretários municipais de Esporte e Lazer de todas as regiões do país.
Além disso, o espaço serviu para divulgar dados científicos, expandir e debater conhecimentos e experiências sobre políticas para o esporte de alto rendimento, e contou com a mobilização de gestores esportivos ligados às esferas públicas e privadas, estudantes e profissionais de educação física e áreas afins, além de especialistas e pesquisadores internacionais.
Texto e foto – Divulgação /FME