Foto: Hiolanda Mendes

O coordenador de Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Alcilei Vale Neto, de 43 anos, morreu esmagado após se envolver em um grave acidente entre uma moto e um veículo de grande porte por volta das 6h15 desta quinta-feira (11) em um trecho nas proximidades da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sentido bairro/Centro, na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus.

Natural do município de Autazes (distante 111 quilômetros da capital amazonense), Alcilei Vale Neto era da etnia indígena Mura e foi conhecido pela participação ativa na luta em relação à educação indígena.

Segundo informações da polícia, o servidor público era passageiro da moto, que havia solicitado por aplicativo, e estava a caminho da sede da Seduc, localizada no bairro onde ocorreu o acidente. Conforme o condutor do transporte por aplicativo, que não sofreu ferimentos, o pneu da motocicleta estourou e o motorista da carreta não conseguiu frear a tempo. Alcilei não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local antes da chegada do socorro.

Com o acidente, o trânsito na localidade ficou caótico, afetando diretamente as avenidas André Araújo, Cosme Ferreira e Avenida das Torres. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) foram acionados para orientar os motoristas que trafegam na zona a desviarem a rota. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender os feridos, a perícia esteve no local e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). 

Tragédias na avenida

Marcada por tragédias no trânsito, a maioria causada por veículos de grande porte, a avenida Rodrigo Otávio foi cenário de outro acidente fatal há duas semanas. Um acidente envolvendo uma moto e um caminhão vitimou a tiktoker Midiã Hoanna Guimarães, de 24 anos, no dia 29 de julho (quinta-feira). Hoanna estava na garupa da moto, foi socorrida, mas morreu no Hospital Platão Araújo.

Um dos acidentes mais marcantes vitimou Suzy Pedrosa Caldas, de 37 anos e a enteada Maria Eduarda Caldas, de 17 anos. Ambas estavam paradas no semáforo atrás de uma carreta em um carro modelo Honda Fit quando um caminhão que transportava areia atingiu o veículo que ficou completamente esmagado.