28.3 C
Manaus, BR
5 de agosto de 2021
Agronegócio Destaques

Sepror realiza módulo do Curso de Cadeias Vegetal e Animal

Nesta quinta (20/05) e sexta-feira (21/05), no auditório da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), foi realizado o terceiro módulo do Curso de Cadeias Vegetal e Animal.

A capacitação técnica, realizada em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), faz parte do Programa Agro Amazonas, do Governo do Estado, e é voltada a técnicos da capital e do interior do estado, com o objetivo de reforçar e desenvolver o setor agro, diversificando a matriz econômica local.

O terceiro módulo da capacitação teve como foco o tema “Noções Básicas para Elaboração de Projetos” e teve a participação de técnicos das vinculadas do Sistema Sepror – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) – dos municípios de Manaus, Parintins, Manaquiri, Tefé, Manicoré, Labréa, Itacoatiara e Humaitá, assim como da Ciama.

O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, falou com os alunos sobre a importância do aprendizado e que as capacitações do Plano Safra vão acrescentar no desenvolvimento dos profissionais, levando conhecimento aos produtores.

“O que estamos fazendo neste curso faz parte do ‘Capacita Agro’ do Plano Safra. Queremos melhorar a qualidade dos nossos projetos. Não conheço desenvolvimento sem investimento e o conhecimento nos motiva a andar para frente. Gostaria de agradecer ao presidente da Ciama, Aluízio Barbosa, que logo que soube se dispôs a nos ajudar”, disse Petrucio.

O presidente da Ciama relatou que as capacitações são essenciais e vão entregar gestores com maiores conhecimentos e com projetos de confiança.

“O curso de cadeias produtivas abre muitas oportunidades de negócios para o Amazonas. Essa não é uma simples capacitação, é a promessa de que teremos gestores capazes de dar ao investidor uma visão segura do quanto podem ganhar investindo aqui. E esse módulo sobre projetos é especial para os servidores da Ciama porque a Agência de Desenvolvimento trabalha essencialmente com a elaboração de projetos tecnicamente confiáveis”, destacou Aluízio Barbosa.

As aulas foram realizadas de forma presencial obedecendo os critérios de distanciamento social e os protocolos de segurança. Durante os dois dias de aula, os alunos acompanharam assuntos voltados para as duas cadeias de produção com o professor e economista Martinho Luís Gonçalves.

Formação – Assuntos como Conceitos Básicos, Documentação, Gestão de Projetos nas Organizações, Objetivos do Projeto, Metodologia do Projeto/Alcance dos Objetivos, entre outros, foram abordados durante os dois dias de curso, dando as diretrizes para que projetos futuros tenham uma elaboração mais definida com o perfil da cadeia produtiva e alcance os melhores resultados, levando desenvolvimento e produtos de qualidade até o consumidor.

Para o gerente do Idam em Parintins e aluno do curso, Rickson Valente, conhecimentos deste porte são fundamentais para o desenvolvimento do agro e da pecuária, que é a principal produção na cidade.

“É de fundamental importância esse treinamento, principalmente para nós do interior, que somos carentes de ações assim. Foi uma grande sacada do governador Wilson Lima, do secretário Petrucio e da Ciama fazer essa capacitação, que vai beneficiar muita gente em Parintins, região grande produtora de gado no estado”, afirmou Rickson.

Duração – O curso terá, ao todo, 152 horas, divididas em sete módulos de aulas práticas e teóricas. A previsão de conclusão é para outubro de 2021, quando será feito um intercâmbio com a apresentação e a premiação de projetos desenvolvidos durante o curso, e que serão classificados pela Ciama de acordo com a importância que venham a ter para o desenvolvimento do estado.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)

Publicações Relacionadas

SES-AM: Governo entrega usina de oxigênio ao município de Manicoré

Jeanne Gade

Avião caiu em uma ribanceira, após sair da pista no Aeroporto

Jeanne Gade

Suspeito da morte de Henry, Jairinho tem prisão temporária decretada

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat
takipçi al takip2018 takipcihilesi
takipçi al takip2018 takipcihilesi