25.5 C
Manaus, BR
25 de fevereiro de 2021
Política

Senado deve votar hoje Orçamento impositivo

cpi_senado_petrobras_

O Senado deve votar nesta quarta-feira (3) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 34/2019 – o chamado Orçamento impositivo – que determina a imposição da execução das emendas de bancada do Orçamento. A decisão foi tomada durante reunião do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com os líderes partidários.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve examinar e votar a matéria. Se aprovada, a proposta será enviada ao plenário do Senado – quando será submetida a votação em dois turnos.

Para o líder da Rede, senador Randolfe Rodrigues (AP), a PEC permitirá que as emendas impositivas das bancadas não possam mais ser contingenciadas (bloqueadas) pelo governo.

Câmara

A PEC 34/2019 foi aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 26. Segundo o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), há um entendimento entre todos os partidos para que nesta semana a PEC seja votada.

De acordo com os parlamentares, Alcolumbre deverá votar a PEC 34/2019 em primeiro turno, encerrar a sessão e alguns minutos depois, reabri-la para votar novamente.

Atualmente, já é impositivo o total das emendas individuais dos parlamentares, sendo que metade do valor deve ser aplicada em saúde. O valor está sujeito ao teto dos gastos aprovado em 2016.

Agência Brasil

Publicações Relacionadas

Presidência estadual do PT gera disputa entre deputados

Victória Cavalcante

Caroline Braz defende ações à frente da Sejusc e rechaça denúncia de promoção pessoal

Redacao

Pré-candidato a Prefeitura de Itacoatiara Mário Abrahim lidera com 30,8% das intenções de votos

Francisco Araujo

Deixe um comentário

WhatsApp chat