Nesta sexta-feira, pela manhã, 12/11, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram da segunda edição do “Café com a Secretária”, evento criado com o objetivo de promover uma maior aproximação entre a gestão da secretaria e seus colaboradores. O projeto está alinhado com a proposta do prefeito David Almeida, de aprimorar a qualidade do serviço público, por meio do estreitamento das relações entre gestores e servidores.
Nessa edição do encontro, que contou com a participação de 41 funcionários, a titular do órgão, Shádia Fraxe, enfatizou que o evento é um espaço de conversas informais, compartilhamento de experiências e troca de informações, que resultam em reconhecimento, compreensão e, consequentemente, melhores resultados para a gestão.
“Na Semsa, somos mais de 10 mil servidores e é fundamental ter esses momentos para conversarmos e analisarmos os nossos fluxos de trabalho. Na nossa correria diária, não pensamos muito sobre isso e aqui nesse espaço temos a possibilidade de detalhar nossas tarefas, expor nossas dúvidas, receber a contribuição de outros colegas e trocar informações. Essas trocas ajudam muito na nossa relação interpessoal e no nosso trabalho”, acentuou.
O concurso público para a Semsa, anunciado pelo prefeito David Almeida em agosto, foi a primeira pauta do encontro. Segundo Shádia Fraxe, desde o ano de 2012 não acontecem concursos públicos para a saúde municipal, mas é necessário obedecer aos trâmites legais, para conduzir esse processo com responsabilidade.
“Sabemos que precisamos renovar e fortalecer nossos quadros, porque há uma demanda muito grande por profissionais de saúde, que ficou muito evidente com a pandemia pela Covid-19, mas pedimos paciência, porque nem sempre a velocidade do que queremos está alinhada com a velocidade do serviço público, que segue trâmites para que o processo seja realizado de forma correta”, sintetizou.
Os processos seletivos para o projeto de extensão Cuidados Farmacêuticos no âmbito da Semsa, que integra o Programa de Extensão em Serviços de Saúde, coordenado pela Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), também foram abordados no “Café com a Secretária”.
A diretora da Esap, Ana Lúcia Raman, informou que o número de inscritos nos projetos de extensão é muito significativo, o que demonstra a confiança dos profissionais na instituição Semsa.
“São mais de 700 pessoas inscritas para todas as vagas ofertadas nos editais, o que sinaliza que as pessoas confiam no trabalho desenvolvido pela Semsa”, assinalou.
Agradecimento
Os servidores que participaram do encontro aprovaram a iniciativa pela possibilidade de trocar ideias com a gestora e de maneira informal e mais próxima. O técnico Felipe Dionísio Rodrigues Ramos, da Gerência Saúde Manaus Saúde Itinerante (GSMI), destacou que se sentiu acolhido e reconhecido pelo trabalho que desempenha.
“Eu gostei muito desse momento porque o jeito com o qual a secretária nos trata é diferente. A percepção dela, sobre nós, servidores, vai além daquele profissional que vai dar informações técnicas, indicadores ou ‘máquinas de respostas’. Este ano tem sido muito difícil e precisamos desse reconhecimento”, disse.
O servidor Mário Viana, que trabalha no Protocolo da sede da Semsa, também ficou muito feliz com a oportunidade de conversar diretamente com a secretária Shádia e a parabenizou pela iniciativa. “Dou os parabéns pela sensibilidade, pela conquista de ser a primeira secretária mulher a ocupar essa função e agradeço também por considerar que os servidores de saúde precisam de apoio, principalmente neste ano, que foi muito complicado. O reconhecimento não passa pelo lado financeiro apenas, mas pela valorização do nosso trabalho”, disse.
O evento “Café com a Secretária” teve início no dia 22 de outubro e faz parte das ações de comunicação interna do Departamento de Comunicação da Semsa. A proposta é que as edições ocorram a cada 15 dias, contemplando servidores da sede e dos cinco Distritos de Saúde (Disas).
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa