A Prefeitura de Manaus, via Fundação Manaus Esporte (FME), contemplou a Federação de Basketball do Amazonas (Febam) com passagens aéreas para a disputa da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-18 de 2022. A iniciativa faz parte do programa “Manaus Olímpica”, que vai possibilitar a ida das equipes para brigar pelo título da temporada nas categorias masculina e feminina, no Rio de Janeiro (RJ).
Nas primeiras horas desta quinta-feira, 15/12, a delegação amazonense embarca como a única representante da região Norte. Os jogos acontecerão de 16 a 22 de dezembro, na Arena da Juventude, com transmissão ao vivo no YouTube da Federação de Basketball do Rio de Janeiro (Fberj).
“Nós da Febam agradecemos muito a Prefeitura de Manaus, nas pessoas do prefeito David Almeida e do diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, que possibilitaram que nossa viagem acontecesse. Vamos competir na elite do basquete brasileiro. Nossa gratidão à FME por todo o apoio dado ao nosso esporte”, disse Ali Assi, presidente da Febam.
Lançado em agosto, o “Manaus Olímpica” faz parte do programa “Manaus Esportiva”, visando oferecer apoio a jovens atletas em evolução, para que possam render frutos no futuro e fazer com que Manaus tenha representantes nos Jogos Olímpicos a longo prazo. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, explica que o projeto tem um papel importante na descoberta e formação de novos campeões.
“Manaus Olímpica é uma continuação dentro do processo de formação esportiva, e tem duas frentes: a contemplação com passagens aéreas para atletas destaques ou equipes que tenham competições nacionais, como foi o caso do Vôlei Sentado. A segunda parte corresponde à cessão de bolsas, para manutenção de treinamentos, equipamentos, alimentação”, destacou.
A competição
Passadas as etapas regionais, é hora dos finalistas definirem os campeões nacionais. A disputa marca o retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções, que ficou sem realização por anos, sendo retomado pela atual gestão da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta temporada.
No naipe feminino, o Amazonas estará no grupo B, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal compõem o grupo A.
Já no naipe masculino, serão três grupos, com o Amazonas no A ao lado de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás estão distribuídos nas outras chaves. Com suas particularidades, o sistema de disputa será misto, com fase de grupos e mata-mata.
Tabela de jogos das equipes amazonenses
Feminino
16/12 (sexta-feira): São Paulo x Amazonas – 13h (horário de Manaus)
17/12 (sábado): Rio de Janeiro x Amazonas – 15h (horário de Manaus)
18/12 (domingo): Mato Grosso do Sul x Amazonas – 7h (horário de Manaus)
19/12 (segunda-feira): quartas de final (horário a definir)
20/12 (terça-feira): semifinais (horário a definir)
21/12 (quarta-feira): final e definição do 3º lugar (horários a definir)
Masculino
16/12 (sexta-feira): Santa Catarina x Amazonas – 9h (horário de Manaus)
17/12 (sábado): Rio de Janeiro x Amazonas – 16h (horário de Manaus)
18/12 (domingo): Mato Grosso do Sul x Amazonas – 7h (horário de Manaus)
19/12 (segunda-feira): quartas de final (horário a definir)
20/12 (terça-feira): semifinal (horário a definir)
21/12 (quarta-feira): Final e definição do 3º lugar (horários a definir)
— — —
Texto e fotos – Divulgação / FME