A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) abre inscrições, a partir de 0h desta quarta-feira (23), para o credenciamento de 948 profissionais, por meio de processo seletivo simplificado, que contratará, por tempo determinado, para as funções de professor, instrutor e atuação na área administrativa das ofertas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Formação Técnica do Mediotec. Os dois cursos citados fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas escolas da rede de ensino técnico do estado do Pará, sob a gestão da Sectet.
Para todas as funções, as inscrições podem ser feitas por link disponibilizado no site da Secretaria. Os convocados assinarão Termo de Compromisso de Bolsa que terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Professores e Instrutores
São ofertadas 899 vagas para as funções de professor e instrutor. No caso dos professores, são vagas em 17 municípios localizados em sete regiões de integração: Guajará, Baixo Tocantins, Guamá, Tapajós, Baixo Amazonas, Rio Capim e Marajó. Para os instrutores, as vagas são em 13 municípios nas mesmas regiões, exceto Marajó.
As inscrições para ambas as funções podem ser realizadas até o dia 2 de março. A seleção obedecerá três fases. A primeira é a de inscrição e análise curricular. A segunda é a análise documental. A terceira já é a convocação dos candidatos classificados para celebrar termo de concessão de bolsa pelo prazo determinado, obedecida a ordem classificatória.
No caso do candidato, que concorre a uma das vagas de professor, ele deve ser licenciado pleno, bacharel ou tecnólogo – em relação aos últimos, com certificação de competências docentes ou reconhecimento de notório saber nos termos da Lei n° 9.394/96, Resolução CNE/CP nº 01/2021 e da Resolução CEE/PA nº 251/2021. Os concorrentes à função de instrutor devem ter o nível médio, com o mínimo de dois anos de experiência na área do saber operativo.
O resultado preliminar dessa seleção será divulgado no dia 3 de março. Os candidatos podem interpor recurso, se necessário, no dia 4 de março. O resultado definitivo está previsto para o dia 9 de março. Já no dia seguinte, 10, os aprovados serão convocados para a celebração do termo de concessão de bolsa.
Área administrativa
Para os profissionais que pretendem atuar na área administrativa, são ofertadas 49 vagas distribuídas em 15 municípios. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de fevereiro. A seleção também terá três fases. A primeira será a de inscrição, de caráter habilitatório. Já a segunda é a fase de entrevista e análise documental, de caráter eliminatório. A terceira consta de outorga de bolsa com a assinatura do termo de concessão.
A divulgação da lista de inscritos será divulgada no dia 1º de março. No dia 3, será feito agendamento e convocação para a entrevista. No dia 11 de março, será divulgado o resultado preliminar. Os candidatos têm o dia 14 de março para interpor recurso caso seja necessário. O resultado definitivo será divulgado no dia 17. No dia 18 de março, os aprovados serão convocados e, a partir do dia 21, será realizada a assinatura dos termos conforme a demanda da Sectet.
SERVIÇO
As inscrições serão realizadas por meio de links disponíveis no site da Sectet. Os editais completos estão disponíveis na área “Editais” da página.