O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está trabalhando em todo o processo para que o queijo artesanal de Autazes seja certificado como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Nesta direção, a analista técnica do Sebrae Amazonas Eliene Freitas, da Unidade de Empreendedorismo do Interior (UEI), está conduzindo as ações para que o mais rápido possível a região seja a mais nova IG do Amazonas.
Com ela, seria a sexta, feito que já existem às do peixe ornamental de Barcelos; da farinha do Uarini; do abacaxi de Novo Remanso; do pirarucu de Mamirauá; e do guaraná de Maués.
O registro de Indicação Geográfica (IG), é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região. Tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora.
Autazes, como a mais tradicional bacia leiteira do Amazonas, é conhecida pela qualidade dos seus queijos artesanais, dentre eles o queijo coalho. O município tem às condições necessarias para ganhar a tão almejada IG.
Por esse motivo foi criado um comitê gestor que está trabalhando em todos os itens solicitados pelo INPI, como definir e descrever os produtos e seus padrões a serem protegidos pela IG; definir padrão de qualidade para os insumos, sistemas de produção, embalagens,rotulagem e comercialização; definir procedimentos de análise e auditoria de qualidade de produtos; dentre outros itens técnicos de relevância para obter a sonhada IG.
O Sebrae tem como parceira a empresa Inovattes, especialista em IG, os produtores de leite local e a Prefeitura.
Mercado
Segundo o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, “com a IG toda a cadeia produtiva leiteira ganha e além de melhores preços, o queijo da região vai ampliar o seu raio de consumo no mercado, pela visibilidade nacional que os produtos com IG tem; bem como pelo reconhecimento da qualidade e originalidade regional consagrada por anos de práticas familiares transmitidas por várias gerações”.
Legendas das fotos
Queijo de autazes no processo de produção
Comitê gestor da IG
Assessoria de Imprensa do Sebrae Amazonas
Jornalista Antonio Ximenes
(92) 98415-3470
antonio.ximenes@am.sebrae.com.br