A Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), em parceria com a empresa terceirizada New Life, coordenada pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), realizou, na manhã desta quarta-feira (28/12), no Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPMI), a solenidade de conclusão de quatro cursos profissionalizantes, nos quais 81 reeducandos receberam certificações.
O novo olhar do Sistema Penitenciário do Amazonas proporciona a ressocialização e oportuniza qualificação aos internos, remindo seu tempo de pena e concedendo uma nova perspectiva ao sair do sistema.
Os cursos oferecidos foram: ‘Letrista e Cartazista’, ‘Barbeiro’, ‘Hidráulica’ e ‘Mecânica de Automotor a Diesel’. Os reeducandos fazem parte do Projeto Trabalhando a Liberdade.
Projeto social
A Seap criou, em 2019, o programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, que prevê o uso da mão de obra carcerária em reformas e manutenções dentro e fora das unidades prisionais.
Após análise do perfil psicológico, comportamental e social, os internos podem participar de projetos de remição de pena pelo trabalho, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho.
As atividades são voltadas para a capacitação, educação e socialização da Pessoa Privada de Liberdade (PPL), desenvolvendo aptidões laborais que possam ser executadas intra e extramuros. Os reeducandos executam diariamente serviços de limpeza, manutenção, conservação, pintura, hidráulica, agrícola, metalurgia e outros.
O objetivo do programa é evitar a retroalimentação dos ciclos de criminalidade e taxas de reincidência no sistema prisional.
“Com esta certificação de hoje, chegamos ao número de mais de 5 mil PPLs alcançados pelos 200 cursos profissionalizantes, ofertados em pelo sistema penitenciário em 2022”, destaca Keyla Prado, chefe do Deresc.
E acrescenta que os trabalhos sociais não param por aí, na quinta-feira (29/12), em parceria com o Instituto de Identificação do Amazonas, será realizada a última ação de emissão de RG do ano. O Deresc já organiza a programação das ações sociais para 2023.
“Um ano de muitas realizações através dos setores da Seap: Departamento de saúde, Departamento Social e da Escola de Administração Penitenciária, três pilares fundamentais para o êxito institucional da Seap. A secretaria oferece oportunidades aos internos que, outrora cometeram alguma irregularidade penal, e estão pagando pena, mas com dignidade. Estamos trabalhando os projetos para o ano de 2023”, relatou Major Igor Reis, assessor da Seap.
com informações da Agência Amazonas*