No intuito de proporcionar a cobertura do solo e contribuir diretamente com a diminuição do aquecimento global, produção de alimentos, trabalho e renda para jovens e mulheres do sertão do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregará a partir desta quarta-feira (23) cerca de 4,5 mil mudas de caju a agricultores de Trairi e Bela Cruz.
A ação executada pela Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF/SDA) foi inspirada na Campanha Global *IT’S NOW* junto ao Projeto Clima, Alimento e Renda para Jovens e Mulheres (Carjum). Serão atendidas com as mudas, cerca de 130 agricultores.
Em Trairi, na Grande Fortaleza, está programado para às 10h o início do cadastro dos agricultores familiares. Às 14h será dado início às entregas das 3.550 mudas no Córrego e Assentamento Batalha. Durante a noite, às 19h30, no Assentamento Batalha ocorrerá uma sensibilização e sugestões das capacitações do produtores de cajuína.
Um dos potenciais produtivos do Assentamento Batalha é o processamento do pêndulo do caju. A comunidade possui uma pequena fábrica de beneficiamento, reativada pelos jovens e mulheres na produção de cajuína.
No dia seguinte, quinta-feira (24), em Bela Cruz, no Litoral Norte, às 19h ocorrerá o seminário de sensibilização e capacitação no Sítio Belém. Na sexta-feira (25), às 8h, serão realizadas as entregas de 1.030 mudas no Sítio Belém e Sítio Ema. A comunidade tem tradição do beneficiamento do pedúnculo do caju, na produção de cajuína, doces e outros derivados.