PORQUE EIS QUE TU CONCEBERÁS E TERÁS UM FILHO SOBRE CUJA CABEÇA NÃO PASSARÁ NAVALHA; PORQUANTO O MENINO SERÁ NAZIREU DE DEUS DESDE O VENTRE; E ELE COMEÇARÁ A LIVRAR A ISRAEL DA MÃO DOS FILISTEUS.
Juízes 13:5.
Particularmente acho que Sansão já nasceu com um peso maior do que poderia suportar. Ele não foi nem de longe um menino normal. Primeiro por ter que ser nazireu. O nazireado impunha uma série de restrições e não foi uma decisão dele. Segundo, ele nasceu para começar a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Claro que você deve achar o máximo ser escolhido por Deus, antes ainda do ventre da sua mãe, para uma tarefa tão nobre. A gente só esquece de dizer que Israel caiu na mão dos filisteus por causa da desobediência, do pecado e por fazer o que era mal aos olhos do Senhor. E agora, cabe ao pobre do Sansão limpar toda a sujeira que a nação criou, o que nos soa como uma covardia enorme.
Sansão, que nascera sobre uma promessa grandiosa de santidade e até de sucesso, é derrubado por sua arrogância, seu egoísmo e sua auto suficiência.
Infelizmente vejo alguns pastores com os mesmos sintomas de Sansão. Eles se acham imbatíveis, invencíveis e intocáveis. Tenho medo de que Dalila seja sinônimo de vaidade.
Que Deus tenha misericórdia de nós!