RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – As eleições para a prefeitura do Recife têm o prefeito João Campos (PSB) na busca pela reeleição, enquanto a oposição tenta impedir que o atual chefe do Executivo consiga um novo mandato.

Os principais adversários de João Campos são o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e o ex-deputado federal Daniel Coelho (PSD), apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Enquanto Gilson só tem apoio do PL, Daniel conta com um arco de alianças mais amplo, que inclui PSDB e Cidadania, Podemos e PP, além do PSD.

Tido como o favorito nas pesquisas, João Campos tem apoio, além do próprio PSB, de MDB, Republicanos, Avante, Solidariedade e da federação PT/PC do B/PV. Ele também articula uma aliança com a União Brasil. O prefeito da capital pernambucana conta com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PSOL e Rede, que formam uma federação partidária, estão em impasse sobre qual nome representará as duas legendas na votação de outubro.

A deputada estadual Dani Portela é pré-candidata pelo PSOL, enquanto o deputado federal Túlio Gadêlha quer disputar pela Rede. Dani tem a maioria no diretório pernambucano da federação, mas Túlio aposta na boa relação com a direção nacional para ser candidato.

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DO RECIFE NAS ELEIÇÕES DE 2024

– Daniel Coelho (PSD)

– Dani Portela (PSOL)

– Gilson Machado Neto (PL)

– João Campos (PSB)

– Tecio Teles (Novo)

– Túlio Gadêlha (Rede Sustentabilidade)

CALENDÁRIO ELEITORAL

– 06.abr: data-limite para o registro partidário

– 25.jul a 05.ago: convenções partidárias

– 15.ago: prazo para o registro de candidaturas

– 30.ago a 03.out: propaganda eleitoral no rádio e na TV

– 06.out: primeiro turno

– 27.out: segundo turno