Com a aproximação do período eleitoral, o cenário político tem se estreitado com as definições dos pré-candidatos a prefeito de Manaus. Faltam apenas dez dias para o fim da janela partidária (período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato) e quatro pré-candidatos oficializaram as suas candidaturas ao pleito eleitoral, que ocorre em 6 de outubro deste ano na capital amazonense.

Nessa segunda-feira (25), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) teve o nome oficializado como pré-candidato a prefeito, se juntando a outros três pré-candidatos: Amom Mandel (Cidadania), Wilker Barreto (Mobiliza) e Alberto Neto (PL).

O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já anunciou que será candidato à reeleição por meio das redes sociais durante um encontro com pré-candidatos ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no dia 19 de março. Porém, o evento para oficializar a pré-candidatura ainda não aconteceu.

Israel Tuyuka (PDT) e Maria do Carmo Seffair (Novo) foram nomes levantados pelos respectivos partidos, no entanto, as datas dos eventos de oficialização de candidatura ainda não foram anunciados.

Nomes já oficializados

O primeiro a oficializar a pré-candidatura foi o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), no dia 23 de fevereiro. Durante o evento que reuniu mais de 600 pessoas, Amom afirmou “libertar a prefeitura” com um choque de gestão e redefinição de prioridades.

O pré-candidato havia revelado, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais em dezembro de 2023, que não iria concorrer às eleições municipais deste ano. No entanto, durante o evento, explicou ter sofrido intimidações anônimas por causa de uma denúncia que fez à Polícia Federal sobre um esquema dentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que envolvia organizações criminosas.

O segundo nome a ser anunciado como pré-candidato do pleito foi do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), no dia 7 de março. Inicialmente o deputado pretendia se lançar como pré-candidato pelo Cidadania, porém com a escolha de Amom Mandel, ele decidiu deixar o partido e se lançar pelo Mobiliza, antigo Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Na eleição municipal de 2020, Wilker Barreto foi candidato a vice-prefeito de Amazonino Mendes. A chapa disputou e perdeu o segundo turno para David Almeida e Tadeu de Souza, ambos do Avante.

O terceiro nome é o do deputado federal Alberto Neto (PL), que foi lançado na sexta passada (22). Alberto Neto tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento.

O ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) e amigo pessoal de Bolsonaro, Coronel Menezes, tentava se viabilizar ao cargo pelo PL, mas não obteve êxito nas tratativas internas. Haviam alguns rumores de uma possível chapa de ambos, que acabou não se confirmando.

O nome mais recente a ser anunciado foi o do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), lançado na última segunda-feira (25). Cidade conta com o apoio do governador do Estado, Wilson Lima (UB) e do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC).

Em 2022, Cidade foi reeleito para a Aleam com mais de 105 mil votos, se tornando o deputado estadual mais bem votado no Amazonas, até hoje. Ele foi escolhido pelos seus pares como presidente da Casa, cargo que está garantido até 2027, após os deputados mudarem a Constituição do Amazonas e o regimento da Assembleia em prol de Roberto Cidade.

Com os nomes de Roberto Cidade e Wilker Barreto, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta forma, possui dois pré-candidatos a prefeito de Manaus.