O rio Negro entrou em estabilidade esta semana, com pequenas oscilações, e deve iniciar o processo de descida com o fim da cheia previsto para este mês. É o que aponta o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Entre sábado (17) e esta terça-feira (20), o nível das águas desceu um centímetro por dia, segundo a medição do Porto de Manaus, chegando a 28,26 metros hoje.
Na semana passada, entre os dias 13 e 16 de junho, o rio Negro registrou estabilidade, permanecendo a cota em 28,30 metros nos quatro dias. Antes disso, o nível das águas vinha subindo, mas em ritmo mais lento desde o início de junho.
“Esta semana o Rio Negro entrou na fase de estabilidade de cotas e pequenas oscilações, com tendência a iniciar o processo de descida. Pela série histórica, na estação de Manaus, em 76% dos casos o pico da cheia ocorre nesta semana de junho”, afirmou a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Jussara Cury.
A pesquisadora explicou que a mesma situação ocorre em Manacapuru, no rio Solimões, que apresenta pequenas oscilações no nível. Nas regiões do alto Solimões, o rio já está em processo de descida, e no alto Rio Negro está entrando na estabilidade do processo de enchente.
“Assim, há uma tendência do processo de enchente de 2023 se encerrar no mês de junho no estado”, destacou a pesquisadora.
Segundo o último relatório sobre a enchente divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, no dia 16 de junho, no interior do estado há seis municípios em Situação de Emergência, 32 em Alerta e seis em Atenção.
Alertas
Três alertas de cheia foram divulgados no primeiro semestre deste ano pelo CPRM. No terceiro, do dia 31 de maio, a instituição informou que o Rio Negro deveria chegar a aproximadamente 28,3 metros (com intervalo provável entre 28,12 e 28,77 metros). Assim, a probabilidade de o rio atingir a cota de inundação severa de 29 metros era de apenas 2%.
Segundo a Defesa Civil, a maior enchente registrada em Manaus ocorreu no dia 16 de junho de 2021, atingindo a cota de 30,02 metros, ou seja 1,79 metros acima do nível do rio negro nesta terça-feira, atualmente em Status de Alerta.
*Com informações do Toda Hora.