As equipes do naipe feminino e masculino da capital de Manaus, respectivamente, se classificaram para representar o Amazonas e a Região Norte no Brasileiro de Handebol, em Recife-PE, no mês de novembro. O passaporte carimbado veio após as equipes passarem pelos rivais Associação Atlético Amazonas, no feminino, e HCM, no masculino. Os jogos ocorreram no ginásio do Atlético Rio Negro Clube, no Centro de Manaus.

As equipes precisaram apenas de dois jogos para confirmarem as vagas. Na partida de sexta-feira (10), o Rio Negro venceu por 39 a 29. No sábado (11), o empate e a confirmação da vaga das meninas do Galo da Praça da Saudade veio no último segundo, quando a goleira Janaína defendeu o lance de sete metros e arremessou para o gol adversário, empatando a partida em 25 a 25.

Foto: Erick Brendon

Segundo a atleta Janaína, “Todo jogo é um embate. No primeiro jogo, nós tivemos um bom desempenho porque a defesa estava concentrada em cada ação do ataque delas. No segundo jogo, faltou deixar a pressão fora da quadra e nos concentrar na partida, mas graças a Deus somos um time uno. Quando a defesa não conseguia o êxito de parar o ataque, ainda tinha eu e a confiança do time depositada em mim para segurar nossa moral. O handebol não é jogado em grupo à toa, no último lance não foi minha força e precisão, foi toda a nossa vontade de vencer”, afirmou a Jogadora.

Foto: Erick Brendon

No masculino também não faltou emoção. A primeira partida terminou empatada em 27 a 27, com o gol de sete metros do 3A feito já com o cronômetro zerado. No sábado, a conquista foi confirmada em um jogo eletrizante com o placar final de 30 a 29. A coroação do time azulino veio com a boa atuação do meia central Railson. Foi dele o gol da vitória e a confirmação da vaga para o Brasileiro.

“Sabíamos que seria um jogo difícil. O primeiro jogo terminou empatado no último tiro de sete metros. No segundo jogo, tínhamos que sair com a vitória. Então, trabalhamos em cima de alguns erros do adversário. Mantivemos um bom ritmo e neutralizamos os jogadores principais dele”.