Redes públicas de ensino devem receber equipe multiprofissional para tratar depressão em jovens

depressao-Redes públicas de ensino devem receber equipe multiprofissional para tratar depressão em jovens
Foto: divulgação/internet

Conduzir para buscar ajuda é uma das formas que a psicóloga Raíssa Araújo aconselha para quem convive com pessoas acometidas por depressão. Segundo ela, uma pessoa com pensamentos suicida encontra-se com pouca esperança e provavelmente não vai buscar ajuda por si. “Somente com a avaliação profissional e o tratamento eficaz, a pessoa pode receber o procedimento necessário, e sair do estágio depressivo e do isolamento.

Raíssa destaca, que é necessário atentar para os sinais. Uma pessoa com ideação suicida tende a ter pensamentos do tipo: “eu preferia estar morto”; “eu não aguento mais”; “eu não posso fazer nada”; “eu sou um peso para os outros”; “eles vão ser mais felizes sem minha presença”, são indícios que a pessoa está em estágio avançado de depressão, desesperança, se sentido desamparado e em desespero. Logo, é necessário a intervenção imediata.

A psicóloga aconselha, que se uma pessoa se sente com instabilidade de humor, estressada, e com dificuldade para lidar com algumas situações, precisa cultivar amizades saudáveis e buscar apoio profissional o quanto antes. Raíssa estimula também, que se alguém se deparar com uma pessoa em situação de extremo estresse e com dificuldades para falar do problema, ou mesmo alguém com problemas mentais e instabilidade de humor e intolerante em algumas sinais, os indícios já são suficientes para que essa pessoa seja encaminhada à tratamento.

Um dado que também deve ser considerado é o fator idade, principalmente os jovens estão sendo acometidos por depressão e ideação suicida.

Na tentativa de resolver o problema, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que obriga as redes públicas de educação básica a terem equipe multiprofissional com psicólogo e assistente social (PL 3688/00). A proposta ainda precisa ser sancionada pelo presidente da república.

A ideia é que sejam desenvolvidas ações voltadas para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar uma equipes multiprofissional com psicólogos e assistentes sociais em cada rede de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here