A Receita Federal, por meio da Inspetoria em Maceió (AL), apreendeu, em operação de rotina realizada no Centro de Logística dos Correios, situado na parte alta da capital alagoana, 250 g de maconha, além de peixes vivos transportados de forma irregular. A ação ocorreu nesta quarta-feira (5/6).
A droga, embalada para consumo, foi postada como “documento” em Manaus (AM) e tinha como destino uma pessoa física residente na capital alagoana. Após a operação, a maconha foi entregue às autoridades policiais competentes.
Já os peixes vivos estavam embalados em sacos dentro de garrafas plásticas, eram advindos do Rio de Janeiro e seriam destinados para uma pessoa física. Após a operação, os peixes foram enviados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Tanto a maconha quanto os peixes foram detectados por meio de scanner e através do cão de faro, que compõem a Equipe K9.
Por meio de nota, os Correios informaram que atuam em parceria com os órgãos responsáveis pela fiscalização, autuação e apreensão (tais como Receita Federal, Polícia Federal, Exército e o Ibama), com objetivo de prevenir a ocorrência de ilícitos por meio do serviço postal.
“A empresa possui métodos de monitoramento que são aprimorados periodicamente, com base em informações apresentadas pelos órgãos de segurança. Muitas das operações de combate a ilícitos começam por meio do processo de fiscalização não-invasiva (raio-x) dos Correios. Esta foi uma delas, realizada de forma integrada entre as duas instituições”, diz a nota.