27 C
Manaus, BR
28 de novembro de 2020
Especiais

Quilombola enfrenta desafios e se torna superintendente da FAS

valcléia Solidade superintendente

“Ser mulher é um desafio, ainda mais quando se é da região Norte”, disse Valcléia Solidade, a superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Amazônia da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus. Quilombola de Murumuru, nasceu em Santarém (PA), mulher negra, católica, esposa, mãe, amiga, companheira, é filha de Raimunda Marciano dos Santos e de Mario dos Prazeres Lima, de  uma família de dez irmãos.

A família humilde, Valcléia revela que sua educação foi baseada em princípios e disciplina, principal legado deixado pelo pai. Segundo ela repassou os mesmos principios para seu único filho. “Ser Honesto, verdadeiro e nunca querer nada de ninguém”.

Aos 19 anos foi para escola agrotécnica em Castanhal onde permaneceu até os 21, conta que  para se manter na escola trabalhou como cozinheira para seus colegas. Formada em gestão de Politicas Públicas com especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica. “Sempre tive força de vontade para lutar pelos meus ideais, meus sonhos. Entendia que nada  vinha de graça e fui à luta buscar meu espaço no mundo”.

superintendente da FAS
Comunicativa, gosta de viajar de carro por considerar uma grande aventura com a família

Sorridente, espontânea,  e como uma boa sagitariana se considera uma pessoa sincera com todos ao seu redor, além de ser bastante comunicativa. Gosta de viajar de carro por considerar uma grande aventura com a família, mas ama chegar em casa e ser recebida por  seus  pets que chama carinhosamente os dois  “filhos de quatro patas”.

Mãe coruja não mede esforços,  de personalidade forte e única vira leoa quando o assunto é  demonstrar seu amor e admiração  ao filho Everton Patrick, chega a se emocionar ao falar de seu único filho. “Não tem amor maior nem explicação em ser mulher e ter a dadiva de gerar uma criança” afirma emocionada.

No trabalho como gestora é líder nata,  sabe ouvir, administrar e motivas a equipe. Postura profissional é motivo de grandes elogios de personalidades fortes da sociedade amazonenses.

Leia também:A deputada mais votada no Amazonas, Mayara Pinheiro diz que a luta das mulheres é por igualdade e respeito

No auge de seus cinquenta anos fala de um Brasil cheio de preconceitos, como é difícil ser mulher ”Tenho orgulho da minha origem, minha cor, sei de onde vim, dos meus princípios e sempre tive a educação como uma lança para chegar cada vez mais alto. Nunca almejei cargos de destaque, tenho consciência que tudo vem ao seu tempo”.

Valcléia declara ter se deparado com muitas situações embaraçosas. “Há quem ache que somos menos inteligentes. No entanto, não perco a oportunidade de mostrar minha força de mulher nortista,” enfatizou a superintendente, em entrevista exclusiva para o Portal amazoniapress.com.br

Valcléia Solidade

Valcléia deixa uma mensagem para as mulheres nesse dia especial.”primeiro lugar se ame, acredite em você, na sua capacidade, lute pelo seu espaço na sociedade, hoje `dia histórico`  devemos aproveitar para  vibrar , mas também para refletir. Quero que você mulher olhe para sua vida e se pergunte: o que estou fazendo para mudar minha realidade? Como tenho contribuído com a sociedade? Não importa cargo,  visto que  eles passam. Devemos ter os olhos voltado para os menos favorecidos, o muito, muitas vezes é nada. O que vale é o amor.

É preciso se colocar no lugar do outro, destaca Valcléia, que diz que o deixa feliz “é ser exemplo para família. Quando vejo que meus irmãos me olhando como referência de mulher guerreira, me sinto orgulhosa e gratificada”.

Emocionada, uma lágrima desce em seu rosto afro brasileiro, não é difícil entender que esta mulher forte e de abraço carinhoso, ensina a lição de uma vida ide superação. No Dia Internacional da Mulher, o nosso site amazoniapress.com.br a parabeniza, como exemplo de liderança.

Prêmio ODS 2018, categoria  organizações sem fins lucrativos -arquivo pessoalFamilia reunida em seu aniversário de 50 anos  Equipe de trabalho da FAS -foto: arquivo pessoalAmigos em seu aniversário -foto: arquivo pessoal Valcléia Solidade é formada em gestão de Politicas Públicas com especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica-fotos :Antonio PereiraNo auge de seus cinquenta anos fala de um Brasil cheio de preconceitos -fotos :Antonio PereiraNão importa cargo,  devemos ter os olhos voltado para os menos favorecidos- fotos :Antonio Pereira

Publicações Relacionadas

A Voz do Brasil faz 85 anos

Francisco Araujo

Fotografia e tipicidade amazonense foram tema do Amazônia Press no Ar

Victoria Cavalcante

Pesca e Aquicultura foi tema de debate no Amazônia Press no Ar

Conceição Melquiades

Deixe um comentário

WhatsApp chat