O empresário e secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, conhecido por sua longa trajetória na política e um dos deputados estaduais mais votados nas eleições de 2022, foi o convidado especial do podcast “Click Cidade”, gravado no estúdio do Quarto Poder Podcast, nesta última terça-feira (5). Durante a entrevista, Jesus compartilhou suas experiências como secretário municipal de habitação e discutiu questões relevantes sobre o novo programa do governo, o ‘Morar Melhor’ que irá beneficiar mais de 4 mil famílias de baixa renda da capital amazonense.
O podcast foi dirigido pelo Jornalista Cleomir Santos e pelo economista Eduardo Gomes, através das plataformas digitais do estúdio. O objetivo do programa é destacar as histórias e iniciativas de pessoas que contribuem para o progresso da região, tanto do ponto de vista econômico, social e político.
Jesus Alves foi presidente do Partido Movimento Democratico Brasileiro (MDB) e atualmente secretário municipal de habitação, na entrevista explicou em detalhes sobre o projeto ‘Morar Melhor’ que foi anunciado pela prefeitura de Manaus, nesta última sexta-feira (24). O programa deve realizar melhorias nas moradias de famílias de baixa renda e que vivem em lugares em situação de vulnerabilidade.
“O projeto Morar Melhor é uma das soluções de habitação que busca dar conforto e dignidade para nossa população. Às vezes a solução não é retirar aquela família que está no local, que já tem um terreno, que já tem uma área regular. Às vezes a solução é melhorar o ambiente em que ela está vivendo. Então nós temos, ao longo de Manaus, uma quantidade muito grande de unidades habitacionais que precisam de pequenos reparos. Às vezes é o telhado, às vezes é o reboco que aquela família não conseguiu concluir. Às vezes precisa de um banheiro, porque não conseguiram terminar de fazer o banheiro. E o projeto Morar Melhor faz isso. Ele seleciona alguns desses serviços e os entrega àquelas famílias que precisam”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Jesus Alves, a regularização das moradias é de extrema importância pois é um processo que envolve a atualização de todos os registros, documentos e licenças relacionados à propriedade de cada um e destacou a importância dessa questão no seu ponto de vista.
“Primeiro, é importante pela segurança jurídica daquele morador ter a certeza e a segurança que aquele lugar pertence de fato e é de direito a ele. Em segundo lugar, porque aquele patrimônio poderá, numa dada situação, também servir como garantia para uma operação de crédito que pode, numa eventualidade, numa emergência, servir para aquela família”, finalizou Jesus Alves.
Atualmente, a capital do Estado vem enfrentando um déficit habitacional de mais de 119 mil famílias, sendo 27 mil em estado precário, 40 mil em coabitação e 52 mil em áreas de risco geológico. Em busca de solucionar essa questão, a prefeitura de Manaus, via Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários, lança os programas habitacionais, que estão divididos em dois eixos:
Melhorias (Requalificação), que tem como objetivo principal oferecer à população de baixa renda serviços de reforma, ampliação e conclusão das moradias,
Produção Habitacional (PMCMV), para proporcionar ao cidadão manauara condições de acesso à moradia própria em parceria com o Governo Federal.
*Para mais informações acompanhe a entrevista completa no link abaixo:
Por: Isabel Cristina