No Dia do Economista (13/08), manchetes regionais, nacionais e citações internacionais destacaram as propostas de Carol Braz, candidata ao Governo do Amazonas (PDT), para artistas empreendedores e autônomos amazonenses. A proposta é oferecer educação financeira e consultoria em NFTs.

“No Dia do Economista, desejo parabéns ao setor, e lembro que a gente só não pode economizar no investimento ao talento amazonense. Vamos investir em educação financeira para empreendedores, autônomos e a quem se interessar. Para os ativos de criptomoedas teremos técnicos e especialistas para implantação dessa política econômica digital, onde o anônimo artista ribeirinho terá acesso a globalização, porque a nossa meta é criar oportunidades para todos da capital e interior – A efetiva interiorização do Amazonas ainda não aconteceu porque os projetos implantados chegam de cima pra baixo e precisam ser de baixo pra cima, respeitando as particularidades e vocações de cada município”, diz Carol Braz.

Segundo o site nacional Livecoins, o que chama atenção na proposta econômica do plano de governo de Carol Braz é a possibilidade de se criar a primeira estatal de NFTs do Brasil, que seria um site pela internet de uma plataforma para que artistas amazonenses apresentem seus trabalhos.

Um grande exemplo é o artista parintinense, Freyzer (Instagram: @freyzer87), autodidata nativo da região de Valéria, zona rural do município de Parintins, que sem apoio do poder público, é considerado um dos artistas mais talentosos do Brasil e já inseriu a sua comunidade em NFTs para financiar um projeto social, chamado ‘Boca da Valéria Social’ que incentiva crianças, adolescentes e jovens para o mundo da arte.

Com o levantamento de fundos de manutenção do projeto, o artista estará lançando uma coleção digital de obras de arte em NFTs que podem ser adquiridas/compradas por qualquer amante da arte em todo o mundo.

Carol quer visibilidade e valorização global de artistas empreendedores e autônomos do Amazonas. “Desenvolver um sítio na internet que possibilite dar mais visibilidade e valorização aos artistas do estado, oportunizando divulgação de seus trabalhos em um espaço digital para sua exposição – e formação de NFTs (Siga usada para os tokens não fungíveis – obra única e insubstituível para entrada também no mercado de criptoativos)”.

O que é uma NFT?

NFT, é uma sigla em inglês que significa Non-Fungible Token, ou seja, um tipo especial de token criptográfico que representa algo único.
Assim, trata-se de uma nova tecnologia que busca criar algo único no mundo digital.
Isto, diferente das criptomoedas como o Bitcoin e de outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.
Não é uma coisa fungível, como o dinheiro que pode ser trocado por outro.
Por exemplo: uma cédula de 10 Reais, que pode ser trocada por outra cédula, desde que de mesmo valor. Os itens infungíveis (non-Fungible), como as obras de arte e objetos raros, são exemplares únicos, não podendo ser substituídos.

NFT no Brasil

O “Blockchain User Behavior Report”, estudo sobre o comportamento do usuário no blockchain, revela que o Brasil ocupa um lugar de destaque em termos de adoção de tokens não-fungíveis e participação de mercado, tendo fechado o mês de dezembro na 3ª posição do ranking de endereços ativos únicos de colecionáveis em NFTs, literalmente colado às Filipinas, o segundo colocado, de acordo com o relatório.