23 C
Manaus, BR
26 de setembro de 2020
Cultura

Projeto idealizado por artista nortista abre inscrições até este sábado

Com inscrições até sábado (08), o projeto Pontes Móveis, fazendo um encontro de ações de formação e espetáculo teatral, deu início às suas atividades esta semana para o Laboratório de DramaturgiaTem sangue entrando em todos os sentidos‘. A atividade é idealizada pelo artista Ítalo Rui e foi escolhida pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus.

Ítalo contou que o objetivo do projeto é realizar uma montagem teatral com artistas da cidade, em parceria com o dramaturgo cearense Marcos Miramar. Além disso, outra meta é a de oferecer atividades formativas para artistas, pesquisadores e outros interessados. O projeto nasceu a partir de uma notícia incomum que aconteceu em Bensheim, na Alemanha, e inspirou Ítalo na criação do espetáculo.

“Uma rata ficou presa em uma tampa de esgoto e os moradores da cidade acionaram o Corpo de Bombeiros para resgatar o animal. Quando eu li aquela matéria, pensei que era um bom argumento para um novo espetáculo, e comecei a fazer várias associações com aquela situação. Pensei muito sobre quais figuras sociais têm as mesmas significações que um rato, e achei uma metáfora interessante para ser trabalhada em uma peça. Então resolvi escrever um projeto para o Edital de Conexões Culturais, propondo uma montagem solo, mas que não se esgotasse apenas em mais uma montagem, e sim trouxesse uma contribuição maior para os artistas da cidade”, relatou o idealizador do projeto.

A primeira etapa do Pontes Móveis começa em agosto deste ano com os Laboratórios de Criação. As inscrições para o primeiro deles, o Laboratório de Dramaturgia ‘Tem sangue entrando em todos os sentidos’, já estão abertas e seguem até sábado (08) e podem ser feitas gratuitamente, por meio de formulário online, disponível no link bit.ly/LaboratorioDramaturgia.

Podem se inscrever artistas, pesquisadores e outros interessados, desde que tenham a partir de 16 anos de idade e sejam residentes em Manaus. Para o projeto serão selecionados até 20 participantes, e o resultado das inscrições será divulgado no dia (10), no perfil oficial do projeto no Instagram (@pontesmoveisprojeto).

O Laboratório será ministrado por Marcos Miramar e vai acontecer virtualmente, via plataforma Google Meet, nos dias 14, 19, 21, 26 e 28 de agosto e 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de setembro. Sempre acontecerá às quartas e sextas, das 19h às 21h.

Ao longo dos encontros, os participantes vão praticar experimentos dramatúrgicos juntamente com Miramar, que irá compartilhar sua pesquisa de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará, assim como suas dramaturgias. Ao final de 2020, deve ser realizado um sarau com a leitura das dramaturgias criadas pelos participantes.

Atividades previstas neste ano

Além do Laboratório de Dramaturgia, o projeto também vai contar com um Laboratório de Atuação, ministrado por Ítalo Rui, previsto para acontecer em outubro. Já em novembro, inicia a montagem do espetáculo.

A última ação de formação será o intercâmbio presencial com Marcos Miramar, previsto para acontecer em dezembro. Este será um momento de troca de experiências com o dramaturgo sobre a cena teatral de Fortaleza e sobre a dinâmica dos grupos e companhias cearenses.

“Somos artistas nortistas e nordestinos, temos muitas coisas em comum e creio que este momento será muito importante para que tanto o Marcos conheça mais da cena manauara, quanto os artistas de Manaus conheçam a cena teatral cearense”, Ítalo informou.

Como será o espetáculo

A parceria entre Ítalo e Miramar existe desde o espetáculo ‘Provérbios de Burro’, texto de sua autoria que estreou 2019 em Manaus. Neste novo projeto, eles seguem trabalhando juntos e também com a presença de outros artistas da capital: a direção do espetáculo, com nome provisório ‘Meditações’, ficará a cargo de Gleidstone Melo. Na ficha técnica, assinam Isabela Catão, na preparação de ator; Laury Gitana, no cenário; Eric Lima, no figurino; Lu Maya, na assistência de produção; Daniel Braz, na iluminação; e Number Teddie, na trilha sonora, além de Ítalo Rui, no elenco e produção.

A previsão de estreia do espetáculo é para janeiro de 2021 após o encerramento de todas as ações formativas do projeto. Todas as próximas ações do projeto serão divulgadas no Instagram oficial.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Publicações Relacionadas

Festival dedicado ao protagonismo das mulheres nas artes acontece nesse fim de semana

Redacao

Concertos, espetáculos e peça com Eduardo Sterblitch são destaques no Teatro Amazonas, em agosto

Redacao

Inspirada nos rios e fauna amazônica, exposição ‘Caminhos do Rio’ inicia nesta terça no Musa do Largo

Conceição Melquiades

Deixe um comentário

WhatsApp chat