Para contribuir com a garantia do atendimento básico a casos de parada cardiorrespiratória com uso de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), o programa “UEA Cardio Protegida”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ofereceu, na manhã de quinta-feira (07/11), o curso de capacitação “Suporte Básico de Vida”. A aula ocorreu no auditório da Academia Stem da Escola Superior de Tecnologia, localizado na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.
Durante a aula, acadêmicos e servidores passaram por uma introdução teórica sobre os procedimentos iniciais em situações de paradas cardiorrespiratórias, desde o primeiro contato com o lesionado até as ações necessárias durante a espera pelo resgate especializado. A previsão é que, em breve, todas as unidades contem com equipamentos e treinamento para realização do procedimento.
A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, esteve presente no evento e destacou a importância da atividade para o atendimento em possíveis casos de urgência na universidade. “Essa capacitação é essencial para que possamos sentir mais segurança em relação a casos de urgência que necessitam do uso do DEA. Hoje vocês vão ter a oportunidade de entender melhor quais são os procedimentos nesses tipos de caso e vamos agraciar a EST com o DEA, equipamento essencial”, disse.
Os participantes foram apresentados ao Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento portátil que pode ser manuseado por especialistas e pessoas que possuam o treinamento adequado. O DEA é destinado a reverter parada cardiorrespiratória através da detecção automática de ritmos chocáveis e aplicação de pulso de desfibrilação bifásico. Além de diagnosticar as arritmias cardíacas, também é capaz de tratá-las por meio da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.
“O meu pai faleceu do coração. Três meses atrás, tivemos o caso da professora Rosa. Fiquei sabendo dessa capacitação e solicitei que a professora Kátia viesse até aqui explicar a relevância. Então, é muito importante aprender esses procedimentos, pode literalmente salvar alguém que você ama. Aprendam e, principalmente, compartilhem o aprendizado de hoje”, observou o diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Maia.
A capacitação foi ministrada pela Dra. Vânia Naue, especialista em Emergências Cardiovasculares. ”Estamos ensinando os alunos e colaboradores da UEA pra caso ocorra alguma emergência dentro da unidade ou fora da unidade, para que eles saibam como agir diante de urgência, porque todas as unidades da UEA receberão o desfibrilador externo automático. Porém, a gente tem que ter um treinamento pra conseguir saber usá-lo. É um equipamento que foi projetado para ser usado por leigos, mas se nós não tivermos o treinamento, vamos ficar inseguros e acabamos não usando um equipamento que salva vidas”, finalizou.