A oportunidade de cursar uma graduação como chave de transformação da realidade socioeconômica é o caminho que o Programa Bolsa Universidade (PBU) oferece ao ampliar o acesso ao Ensino Superior em Manaus. Com oferta de bolsas parciais e integrais, a política socioeducacional da Prefeitura de Manaus alcançou o número de 47.377 vagas.
Com bolsas de 50%, 75% e 100%, o programa coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), oferece oportunidade em 12 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, totalizando 22 unidades em toda a cidade. Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Manaus elevou em 200.356 as bolsas de estudos para graduação na atual gestão. Ao todo, seis editais foram lançados nesse período. Desde que foi criado em 2009, o programa contabiliza 377.519 bolsas.
Para 2025, estão sendo ofertadas 825 bolsas com desconto integral; 8.847 com abatimento de 75%; e 37.705 com pagamento de 50% do valor da mensalidade, para 88 cursos de nível superior, sendo 42 de bacharelado, dez de licenciatura e 36 tecnólogos.
O programa prevê ainda vagas destinadas à inclusão: 43.473 são para ampla concorrência, 2.694 para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 1.210 para pessoas com mais de 60 anos que desejam iniciar uma graduação.
Outro diferencial é que, ao ingressar no PBU, o estudante não precisa devolver o valor investido em sua formação. Em vez disso, ele realiza uma contrapartida participando de projetos educacionais, sociais, culturais, socioambientais e outros, desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus e seus parceiros. Dessa forma, o estudante combina o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a experiência prática, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem
Entre os requisitos exigidos para se inscrever estão: residir em Manaus; cursar ou ter concluído o Ensino Médio (ou concluir até 31/12/2024); possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (calculada pela soma da renda de todos os moradores, dividida entre o número de moradores da casa); e ter frequência mínima de 75% na instituição de ensino.
Além disso, não deve ter diploma de curso superior e nem estar matriculado em IES pública. Também estão excluídos os beneficiários de programas de graduação mantidos pelo poder público ou pela iniciativa privada.
Como se inscrever?
A inscrição é fácil e rápida e pode ser feita de forma gratuita pelo site do programa sgbu.manaus.am.gov.br a partir das 10h do dia 09 até às 13h do dia 16 de dezembro. No ato da inscrição, o candidato poderá emitir a declaração de renda familiar.
Caso seja convocado, será necessário apresentar a seguinte documentação: Identidade e CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade (certificado ou declaração de conclusão do ensino médio); comprovante de renda familiar.
Resultado
A classificação respeitará a disponibilidade de vagas dos cursos e turnos das IES constantes no edital, disponível no portal da ESPI, com prioridade para os de renda familiar per capita mais baixa. O resultado estará disponível no site a partir das 14h do dia 26 de dezembro, cabendo ao candidato acompanhar o prazo para a entrega de documentos
O PBU tem como objetivo promover a inclusão de estudantes de baixa renda e a acessibilidade à educação de qualidade. A Prefeitura de Manaus vem trabalhando para transformar o futuro!
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante